Logo Jornal Interação

A mineira de Araxá CBMM, maior produtora de nióbio do mundo, está na corrida para produzir baterias para carros elétricos como os da Tesla. A maior produtora de nióbio do mundo, a brasileira CBMM, está se preparando para disputar o valioso mercado de baterias para veículos elétricos, um dos negócios mais promissores da próxima década. A companhia está em conversas com cerca de 20 montadoras, incluindo a americana Tesla, do empreendedor Elon Musk, para o fornecimento de 1.000 células de baterias de óxido de nióbio para testes em campo. O tão falado — mas pouco conhecido — nióbio poderá se tornar protagonista na corrida por um dos mercados mais promissores da próxima década: o de baterias para carros elétricos. Para isso, a mineira CBMM, que detém 90% da produção global de nióbio, está investindo cifras vultosas para desenvolver baterias que prometem carregar o veículo elétrico em apenas 6 minutos.

Ricardo Lima, vice-presidente da CBMM, afirma que a empresa vem investindo cerca de 50 milhões de reais por ano no negócio de baterias automotivas, com um time de 11 pessoas dedicadas para pesquisa e desenvolvimento na área, das quais 5 têm doutorado em eletroquímica.

Atualmente, são 40 projetos em baterias automotivas sendo desenvolvidos pela CBMM. Em parceria com a Toshiba, a companhia de Araxá irá produzir 1.000 células que devem começar a ser entregues ao mercado para testes em 2021. Para isso, a empresa mineira está negociando com cerca de 20 montadoras globais, entre elas a Tesla, de Elon Musk.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *