Logo Jornal Interação

Depois de seis anos fechado, o Museu Histórico De Araxá – Dona Beja reabre as portas ao público. A reforma, que teve duração de um ano e apoio de R$ 1,9 milhão da CBMM, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tornou o espaço mais moderno e equipado. A companhia foi parceira da Prefeitura Municipal de Araxá no projeto.

 

Entre as transformações, a acessibilidade é destaque. O casarão centenário, instalado no centro de Araxá, foi equipado com elevador, rampas, banheiros acessíveis e um deck na parte frontal. Além disso, houve troca e revisão de todo o madeiramento e telhado.

 

O Museu Dona Beja, como é conhecido, guarda a história do município mineiro e de seus personagens ilustres, como a própria Beja, moradora do começo do século 19. Conhecida pela beleza e poder de sedução, Dona Beja acumulou fortuna e foi personagem polêmica e influente no período imperial.

 

Uma das referências turísticas do município, o museu foi fundado em 1965. Com o apoio à reforma, a CBMM, fundada em Araxá dez anos antes do museu, reforça sua parceria com o município, sua presença em ações de resgate do patrimônio local e o compromisso de incentivar a transformação social e a formação de crianças, jovens e adolescentes por meio de educação, saúde, esporte e cultura.

 

Museu Histórico de Araxá – Dona Beja

Endereço:  Rua Dr. Franklin de Castro, 160

Visitação: De segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h. Em razão do cenário, só serão permitidos grupos de no máximo três pessoas.

 

Reforma e adequações feitas no antigo casarão

As novidades são deck com rampa de acessibilidade de madeira na entrada. Balcão de recepção com loja de artesanato. Banheiros novos e adaptados e com rampa de agressividade. Cafeteria e pequeno restaurante no pátio. Elevador. Novas salas e argumentações. Novos pisos de pedras e jardim no pátio externo.

Nova iluminação.

Novos pisos de madeira.

Restauração foi completa.

Telhados refeitos.

Pintura.

Novas instalações hidráulicas e elétricas.

Novos equipamentos de segurança como extintores e outros.

Sala para Arte educação e Educação patrimonial.

Salão de exposições.

Sala relativa a mineração

Sala relativa aos povos indígenas Arachas.

Sala da Diretoria.

Sala da Reserva Técnica.

Sala relativa a Dona Beja –  Ana Jacintha de São José.

Salas que representam os quartos de época Século XIX.

Sala de jantar.

Sala com tear. Neste uma artesã ficará recendo ao vivo e explicando todo o processo para visitantes e turistas.

Sala com vestimentas e vestuário de época.

Sala de estar.

Sacadas.

Com nova iluminação e novos lustres.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *