Destaque »

Escola Delfim Moreira fica em 1º lugar na avaliação do IDEB

17 de setembro de 2020 – 0:34 |

Após três edições seguidas de queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Minas Gerais inverte a tendência e, além de recuperar a trajetória de boa qualidade nos ensinos fundamental e médio, também apresentou …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +, Destaque

Romeu Zema compra mais 300 respiradores contra coronavírus

Dois dias após anunciar a compra de 747 ventiladores pulmonares ao custo de R$ 43,9 milhões, o governador Romeu Zema informa que o Estado vai adquirir mais 300 equipamentos, totalizando 1.047 respiradores. A nova remessa será entregue em maio e foi orçada em R$ 7.291.923,00.As duas compras serão financiadas com parte do valor depositado em juízo pela Samarco e suas controladoras (Vale e BHP), a título de garantia do rompimento da barragem da mineradora em 2015 em Mariana.“A aquisição desses respiradores mostra que estamos nos preparando ainda mais para o enfrentamento da Covid-19. Nossos esforços são para minimizar a curva de tendência da doença, garantindo assistência a todos os mineiros”, ressalta o governador.Ambas aquisições foram autorizadas pelo Judiciário, após petições ajuizadas pela Advocacia-Geral do Estado (AGE). Os novos ventiladores pulmonares (Respironics E30, marca PHILIPS) receberam autorização da FoodandDrugAdministration (FDA), nos Estados Unidos, para tratamento de insuficiência respiratória, inclusive da Covid-19, e foram aprovados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Conforme a decisão judicial, “os equipamentos serão entregues ainda em maio/2020, o que permite ao Sistema Único de Saúde uma melhor estruturação para fazer frente ao pico da pandemia do coronavírus em Minas Gerais”.