Logo Jornal Interação

Desde a última quarta-feira, 3, acontece o 1° Torneio de Robótica no campus do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet) de Araxá. O evento é uma das novidades da 3ª Semana de Ciência e Tecnologia que está sendo realizada com o tema “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”. O objetivo do 1° Torneio de Robótica é contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico, integrar os alunos dos cursos de Engenharia, criar alianças entre as universidades da região e divulgar o nome e os trabalhos realizados no Cefet-MG / Campus Araxá.

De acordo com um dos organizadores do campeonato, Gulherme Henrique Rosa, aluno do curso de Engenharia de Automação Industrial do Cefet Araxá, disse que a disputa consiste em cada equipe fazer o percurso em menos tempo. “Os protótipos [robôs] são dotados de uma inteligência embarcada, então, eles sozinhos são capazes de desvendar o caminho e fazer ele em menor tempo possível. Temos a pista preta e tem uma faixa branca. Ele [protótipo] tem uma faixa branca, então, o protótipo tem sensores que lê o preto e o branco e essa linha branca o guia durante a prova”, explicou um dos organizadores.

Cerca de 10 equipes estão participando desse 1° Torneio que vieram da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de São Carlos (UFSC), Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Belo Horizonte, Uniube de Uberlândia e Cefet Araxá. “Nós queremos desenvolver nos participantes a importância de está fazendo trabalhos em grupos, incentivando a troca de experiências de respectivos projetos idealizados pelo campus do Cefet Araxá”, complementou um dos organizadores.

A competição é composta por três baterias sendo que cada equipe poderia descartar uma. A primeira bateria foi realizada no último dia 3 e as outras duas, na quinta-feira, 4. “O Torneio de Robótica é muito importante para os alunos do Cefet Araxá porque é uma forma de aliar o conhecimento com a prática. Achei muito bacana o torneio”, destacou o aluno Carlos Júnior.

Para Pedro Henrique de Melo, aluno da UFU Uberlândia, o Torneio de Robótica vai ser realizado sempre aqui em Araxá. “O nível dos protótipos é excelente e diferenciado mostrando a força que o Cefet tem na região. Parabéns aos organizadores pela condução do evento e tenho certeza que fará muito sucesso”, salientou o aluno da UFU Uberlândia.

A realização do 1° Torneio de Robótica também estabelecer alianças com as universidades da região para Araxá pleitear uma das etapas do Campeonato Regional. A final do 1° Torneio da Robótica acontece hoje, 5, a partir das 19h e toda a comunidade está convidada.

Além desse torneio, a 3ª Semana de Ciência e Tecnologia reservou também palestras, oficinas e mini-cursos direcionados ao tema “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”. “A semana vinculou vários eventos que de alguma forma vai falar sobre essa temática que é o Torneio de Robótica, exposição de empresas, mostras de trabalhos de cursos técnicos de engenharia, palestras e mini-cursos. Nós queremos que, além da comunidade do Cefet, a sociedade também venha, pois é um assunto tão importante nos dias atuais”, concluiu uma das organizadoras da semana, a professora Aline Fernanda Bianco.

Parceiros como a Fundação Cefet Minas, Vale, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e a Caixa Econômica Federal acreditam nesta ideia de sustentabilidade e apóiam o evento. “Esse tipo de evento sempre leva a inovação e a educação. Não tem jeito mais de pensar no presente e nem no futuro muito menos sem a tecnologia”, acrescentou o gerente da Caixa Econômica Federal, Márcio José da Cunha.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *