Logo Jornal Interação

 

“ETERNOS ÍDOLOS DA MPB”

“CAZUZA NÃO MORREU”

APRESENTAÇÃO

Agenor de Miranda Araújo Neto, era o verdadeiro nome do cantor CAZUZA, realmente faleceu há mais de 26 anos, precisamente no dia 7 de Julho de 1990, com apenas 32 anos de idade. Entretanto, basta a gente dar uma olhada nas centenas de comunidades e blogs dedicadas a ele ou conferir os recados deixados diariamente no site oficial, com o seu nome, ou então observar como as radios(Fms), ainda tocam os seus antigos sucessos, que passa uma impressão que CAZUZA, ainda vive e esta cosnosco.

“ETERNO ÍDOLO”

CAZUZA, deixou uma legião de fãs, por todo o pais, sendo que a sua permanência ficou assegurada, já que uma legião de fãs se renova a cada dia, por jovens que só puderam vê-lo e ouvindo-o em ação, por intermédio dos Youtubers da vida.

O mito e a idolatria é alimentada não só pela qualidade da obra deixada por ele e também pela quantidade, já que ele deixou 126 canções gravadas, em menos de dez anos. Mas também porque, algumas de suas músicas continuam sendo regravadas por novos artistas e de todos os estilos possiveis, sendo que de vez em quando uma gravadora solta uma nova coletanêa reunindo os seus grandes sucessos. Isto sem falar nos filmes, livros, reportagens, musicais para tearo e tv e no fato de o grupo de Rock, o BARÃO VERMELHO, onde tudo começou, ainda ter continuado e até hoje, principalmente nas cidades do Rio de Janeiro e São paulo, onde se apresenta constatemente com grande sucesso de crítica e de público.

Também há de registrar a instituição que leva o seu nome, que é a  SOCIEDADE VIVA CAZUZA,  que foi criada por sua mãe, a Sra. Lucinha Araújo, que se localiza na cidade do Rio de Janeiro e que serve para prestar assitência para as crianças carentes soropositivas, através de doações e dos direios autorais das composições compostas e escritas por CAZUZA, tudo isto em virtude dele ter falecido de Aids.

FILME

Existe um ótimo filme, com o titulo de CAZUZA O TEMPO NÃO PARA de 2004, com o ator Daniel de Oliveira, desempenhando muito bem o papel de CAZUZA, que chega até impressionar a sua indentificação com CAZUZA, tal a semelhança fisica que havia entre os dois. Lembrando que trata-se de um bom filme biografico e para quem não conheceu a tragetória de CAZUZA, trata-se de uma boa oportunidade de conhecer um pouco sobre o inesquecivel jovem cantor.

LIVROS

Existe no mercado 2 livros biograficos sobre CAZUZA, sendo que os titulos são: “CAZUZA, SÓ AS MÃES SÃO FELIZES”, da Editora Globo, de autoria de sua mãe Lucinha Araújo em parceria com a jornalista Regina Echeveria. O outro livro leva o titulo de “CANÇÕES DE CAZUZA”, escrito por Almir Chediak, lançado pela Lumiar Editora.

 

CAZUZA CONTINUA ATUANDO

Confirmando a velha tese de que os idolos que possuem talento não morrem e nem desaparecem, a musica de CAZUZA continua eterna e atemporal, isto em virtude de que a atual juventude é carente de idolose de novos cantores, pois a sua personagem e a sua obra são um prato cheio para a jovens de hoje, visto que sua obra, possui certas qqualidades e verdades que as suas letras não envelheceram, mesmo tendo passado tanto tempo, ainda continuam bem atuais, principalmente quando ele se referia as “bandalheira que eram praticadas pelos politicos. E para conferir esta minha tese, basta ouvir uma de suas musicas, principalmente nas letras de BURGUESIA ou então em O TEMPO NÃO PARA.

“OS SEUS GRANDES  E ETERNOS SUCESSOS

Dentre as suas 126 musicas que ele gravou e deixou para a posteridade, os seus maiores e signativos sucessos foram, entre algumas:  O TEMPO NÃO PARA, CODINOME BEIJA FLOR, EXAGERADO, BURGUESIA, PRECISO DIZER QUE TE AMO, FAZ PARTE DO MEU SHOW, IDEOLOGIA, O POETA ESTÁ VIVO, CARTÃO POSTAL, AZUL AMARELO, PRECONCEITO, VIDA LOUCA VIDA BREVE, BLUES DA PIEDADE e outros.

EPÍLOGO

CAZUZA foi um grande idolo, onde as suas musicas pareciam dizer somente a verdade, onde ele foi um porta voz da juventude, de sua época, e hoje quem quiser e aprofundar mais em sua obra, o caminho melhor é com a internet, onde todos poderão muito bem fazer uma ligação, com o titulo de um dos seus maiores sucessos, cujo titulo é O TEMPO NÃO PARA, com os acontecimentos daquela epoca com os dias atuais, ou seja: TUDO CONTINUA NA MESMA.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *