Logo Jornal Interação

Coluna do Francisco Géa

5//12/2019- 14:06

PorEditor1

dez 5, 2019

 

“E O VENTO LEVOU”

“OS 80 ANOS DO FILME MAIS FAMOSO DO MUNDO”

1939 – 2019

“HISTORIAS, FATOS, CURIOSIDADES E PRÊMIOS”

“APRESENTAÇÃO”

Por Francisco Géa

Parte Final

 

 

 

“CURIOSIDADES”

 

As filmagens tiveram o seu inicio no dia 10 de dezembro de 1938, e terminaram em março de 1939, sendo que foram utilizados os estúdios da SELZNIK, da RKO e da UNITED ARTISTS.

 

“O FILME FICOU PRONTO”

 

Para ser exibido, sendo que o mesmo, todo já pronto, montado e editado, ficou com sua histórica longa  duração de aproximadamente 3(três)  horas e 58 minutos de duração, um recorde de duração e que perdurou por muito tempo, como o filme mais longo do mundo.

Tudo em “E O VENTO LEVOU” era grandioso, desde a sua longa duração, junto com o seu valor artístico e cultural.

 

“O ENREDO OU A HISTORIA DO FILME”

 

Mostra a história de uma família aristocrata do sul dos Estados Unidos, que eras os O’HARA, no tempo da Guerra Civil Americana, quando eles vêem os seus valores serem destruídos, com a chegada de novas idéias, vindas dos Estados do norte do pais, e com a chegada de um jovem burguês, mas muito carismático (CLARCK GABLE), que ao lado de uma jovem temperamental, que é o papel de VUVEN LEIGHT, o que torna um filme forte, com boas doses de drama, amor, aventuras, guerra, biográfico, tudo isto misturando um filme de costumes, junto com uma lindíssima fotografia, com uma inesquecível história.

Em resumo “E O VENTO LEVOU”, e um marco na história do cinema, principalmente que agora o mesmo está fazendo 80 anos e faz sucesso até hoje.

 

“UM FILME DE VÁRIOS DIRETORES”

 

Uma das grandes polêmicas e atrações deste grande filme, foi o número recorde que este filme teve de diretores, quem iniciou as filmagens e dirigiu as primeiras cenas, foi o diretor GEORGE CUKOR, que após alguma cenas foi dispensado de seus trabalhos, em seguida quem assumiu a direção foi WILLIAM CAMERON MENZIES, que também não agradou a produção e nem ao elenco de atores, posteriormente vieram os diretores, SAN WOOD JAMES FITZPATRICK, B. REEVES EASOM, para finalmente a direção ficar com o competente diretor VICTOR FLEMING, ficar com os trabalhos e levar o projeto de “E O VENTO LEVOU” até o seu final, por isto foi porque o seu nome apareceu, como o diretor que realizou este filmaço, com o seu nome surgindo em todos os créditos do filme.

 

 

 

 

 

“FICHA TÉCNICA DO FILME”

 

“E O VENTO LEVOU” (GONE WITH THE WIND” Estados Unidos 1939 –

Produção de DAVID. O. SELZINK INTERNACIONAL PICUTRES –

Distribuição: METRO GOLDYM MAYER

Direção de: VICTOR FLEMING

ROTEIRO: Sidney Howard, baseado na novela de MARGARETH MITCHELL.

Fotografia em Recnicolor de ERNEST HALLER, com supervisão de NATALIE KALMUS, Efeitos Especiais de: JACK CROSWUE e LEE ZAVITS.

Música de: MAX STEINER.

ELENCO: VIVEN LEIGHT, CLARK GABLE, GEORGE REEVES, HATTIE MC DANIEL, THOMAZ MITCHELL, VICTOR JORY, EVELYN KEYES, ANN RUTHEFORD, LESLIE NHOWARD, OLIVIA DE HAVILLAND, HARRY DARWELL, ALBERT MORRIN, MARY ANDERSON, OONA MUSSON, TOM TYLR GEORGE MEEKER, YAKIMA KANUTT,

 

“PRÊMIOS”

 

OSCAR (Melhor filme) Melhor direção, melhor atriz, Melhor atriz coadjuvante, fotografia, cenografia , e produção.

 

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *