Logo Jornal Interação

Poucos meses depois da instalação de radares em Araxá, a assessoria de trânsito e transporte (Asttran) divulgou o balanço registrado nas principais avenidas da cidade. A fiscalização efetiva começou a ser feita no dia 17 de novembro do ano passado e anteriormente, no período de 16/8 a 16/11, foram emitidas cerca de 20.000 (vinte mil) notificações educativas, uma média de 220 notificações por dia.

De 17 a 30 de novembro do ano passado, foram registradas mais de mil autuações, uma média de 50 por dia e do dia 1º a 31 de dezembro, foram 1.107 autuações, média de 36 por dia.

A assessora de trânsito e transporte, Viviane Antunes Gomes, explica que Nem todas as autuações são revertidas em multa. “O motorista tem um prazo para fazer a sua defesa e se for aceita a autuação não é convertida em multa”.
Segundo a assessora, durante esse pouco tempo de fiscalização eletrônica, houve uma melhora no trânsito em relação ao limite de velocidade imposto e maior conscientização dos cidadãos quanto às regras de circulação.Ainda de acordo com a assessora, não será obrigatório indicar aos motoristas a posição exata dos radares, resolução 396 de 13/12/2011 Conselho Nacional de Trânsito (Contran), mas em Araxá, a prefeitura, por intermédio da Asttran, decidiu manter as indicações. “A necessidade do uso desses equipamentos é de enfoque educativo e de conscientização e não somente um instrumento de punição.
“Todo o valor arrecadado com multas em Araxá é revertido em melhorias para o setor na cidade de Araxá, são feitas campanhas educativas de transito, reparo de placas e material em geral e outros benefícios para melhorar o transito da cidade. ”, finalizou Viviane.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *