Logo Jornal Interação

Coluna do Francisco Géa

12//09/2019- 12:54

PorEditor1

set 12, 2019

 

“OS 50 ANOS DE UM PASSEIO HISTÓRICO”

1969-2019”

 

“A CHEGADA DO HOMEM NA LUA”

“OS FATOS”

 

Este acontecimento histórico ocorreu no dia 20 de julho de 1969, quatro dias depois que o SATURNO V, um poderoso foguete, foi lançado de sua plataforma, em Cabo Carnaval, na Flórida (Usa). Sendo que na ponta do foguete estava a espaçonave APOLO 11, que depois se separaria dele, para tomar o rumo na Lua. Sendo que amarrados em seus assentos, no compartimento da tripução, no módulo de comando, estavam os astronautas NEIL ARMSTRONG, EDWIN BUZZ ALDRIN e MICHAEL COLLINS, sendo que os dois primeiros, foram os primeiros seres humanos a pisar no solo lunar.

Seis horas depois, milhões de terráqueos acompanharam toda esta aventura, por intermédio da televisão, que naqueles tempos ainda e a TV, em preto e branco. Os dois astronautas americanos passearam pelo solo lunar, deixando a sua marca sobre a poeira lunar, sendo que aqueles acontecimentos ficaram registrados na história da humanidade.

E agora que estarão completando 50 anos desta primeira e incrível expedição do homem na lua, e até hoje, ainda existe muita gente que duvida e nem acredita que o homem foi até a lua. E mesmo que tudo foi comprovado por pesquisas cientificas, fotos, filmes e documentos existem muita gente que duvida deste histórico acontecimento.

 

“A CAMINHO DA LUA”

O foguete que levou o homem a lua, compunha-se de vários estágios, que inde   pendentes, eles foram projetados para serem ejetados ao espaço, após cumprirem a sua missão no sistema de propulsão da nave. Sendo que o 1º estágio que tinha transportado uma enorme de quantidade de combustível para o impulso inicial, desacoplou e caiu de volta a terra. Ele atingiu a velocidade de 9.978 quilômetros por hora, sendo que o 2º estágio entrou em ação levando o resto do foguete a mais de 124 quilômetros, sendo que ele alcançou em 6 minutos e meio a incrível marca de 24.940 por hora. E aí este se desacoplou novamente e o 3º estágio foram ligados, sendo que finalmente os foguetes do próprio 3º estágio foram ligados, para agora finalmente conduzir a nave APOLO rumo a Lua.

 

“EM SOLO LUNAR”

Agora em pleno solo lunar, os astronautas ARMSTRONG e ?     , andaram pela superfície da lua, tendo permanecido por 2 horas e dez minutos, sendo que eles recolheram mais de 20 quilos de pedras e cascalho, que aqui na terra, foram cuidadosamente examinados em um laboratório blindado na Nasa.

 

“O RETORNO

De volta a terra, a nave foi acoplada ao módulo lunar, sendo que um pouco antes da entrada na atmosfera terrestre o módulo de comando fez então o seu retorno solitário, para um perfeito pouso no mar, tendo os astronautas recebido uma calorosa e festiva recepção de toda a humanidade.                                                                                                                          (FIM)

Francisco José Géa

 

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *