Logo Jornal Interação

Coluna do Francisco Géa

22//08/2019- 17:08

PorEditor1

ago 22, 2019

 

“APRESENTAÇÃO”

“O MUNDO ENCANTADO DO CINEMA”

 

Parte 01

Francisco José Géa

Cinema não é apenas diversão. É uma grande arte e um valioso instrumento de comunicação pessoal e social. Já se filmou quase todas as situações humanas e sociais, com a perspectiva de quase todas as ciências, como a História, a Literatura, a Sociologia, a Psicologia, a Arqueologia e etc. Além da realidade, passando pelo sonho da Ficção Científica, indo com os encantadores desenhos animados, principalmente pelos desenhos de Walt Disney. Filmes policiais, românticos, fantásticos, musicais, de guerra, faroestes, filmes sérios, filmes cômicos, aventuras e outros temas indefinidos. Filmes de crítica, denúncias, dramas, sublimes e até filmes ridículos. Enfim já se filmou de tudo neste universo do cinema. Desde a invenção do cinema, filmou-se um universo de aproximadamente para mais de 800.00 (oitocentos mil) películas de longa-metragem. Valendo-se todas as artes e de todas as técnicas, e por isto mesmo o cinema é muito bem chamado de “Sétima Arte”.

O cinema, instrui, analisa, mostra conceitos, enobrece, engrandece e até desagrada o público com futilidades e nulidades, com filmes que mostram falsas e negativas películas, principalmente com alguns filmes do recente cinema mundial, mostrando muita violência com bastante gratuidade, com o chamado filme de ação.

O cinema, o bom cinema, enobrece e eleva o espectador, principalmente o antigo cinema, enobrece e eleva o espectador, principalmente o antigo cinema, que foi feito por gente do naipe de um John Ford, Charles Chaplin, Alfred Hithcocck, Ingmar Bergman, Frederico Fellini, que com sua obra abriram os caminhos para a imaginação, mostrando uma qualidade de realizações com uma única linguagem universal do cinema. Por isto, é que o cinema, é a mais completa de todas as artes e ainda continuará assim por muito tempo, continuará imortal.

 

“A SÉTIMA ARTE”

O cinema ainda é a maior diversão, apesar das muitas mudanças no comportamento humano.

O cinema, hoje, está representado por diversos segmentos de apresentação, como o próprio cinema, ele também está na televisão, na SKY, no DVD, na internet, na TV a cabo e até nos celulares.

Não importa em qual sistema um filme está sendo visto e apresentado, o que realmente importa é que se for um filme, então trata-se de algo que pertence ao “Mundo do Cinema”, e é isto que se conta, pois o cinema nos diverte e nos educa, levando a gente para um mundo de imaginação e de sonho e nada supera a emoção do que a gente de assistir a um bom filme.

E não foi a toa que o cinema é considerado como a “Sétima Arte”, sendo quem primeiro deu esta denominação de que o cinema era a sétima arte foi um crítico do cinema italiano, no século passado, Sr. RICCIOTO CANUTO, então convencionou-se entre os críticos de arte, jornalistas, filósofos, intelectuais, escritores, pintores, músicos, e etc.. que a arte era o resultado de técnicas, cujo único objetivo seria de criar o belo. Então ficou convencionado que as artes ficariam assim classificadas: 1º) A PINTURA, 2º ) ESCULTURA, 3º)  A ARQUITETURA, 4º) A POESIA, 5º) A MÚSICA, 6º) O TEATRO E A DANÇA e em 7º) O CINEMA. Sendo que a partir do Século XX, resolveram também incluir em 8º A FOTOGRAFIA e mais recentemente em 9º) O DESIGNER, veio fazer parte desta seleta galeria.

 

 

Continua na próxima edição

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *