Logo Jornal Interação

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, vai realizar no próximo dia 21 de agosto, a partir das 19h30, no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro, a cerimônia de entrega do 1º Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia chancelado pela mineradora. O Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia foi criado para reconhecer o valor de pesquisadores que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Brasil. Os pesquisadores se inscreveram voluntariamente ou foram indicados por personalidades renomadas nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias e concorreram a dois prêmios de 500 mil reais nas categorias: Prêmio CBMM de Ciência, para pesquisadores que colocaram o Brasil em destaque no cenário científico mundial e Prêmio CBMM de Tecnologia, para os profissionais que geraram impacto econômico, social e ambiental relevante para o Brasil com aplicações práticas do conhecimento científico.  Os vencedores foram:

Marcelo Viana

É pesquisador titular e diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Especialista na área de Sistemas Dinâmicos, já orientou 39 doutores e 20 mestres. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática e vice-presidente da União Matemática Internacional. Recebeu diversas distinções, como o Grande Prêmio Científico Louis D., da França, e é membro das Academias de Ciências do Brasil, do Chile, de Portugal e do Mundo em Desenvolvimento (TWAS). Organizou o Congresso Internacional de Matemáticos ICM 2018 e escreve semanalmente na Folha de São Paulo.

 João Batista Calixto

Graduado em Ciências Biológicas pela UnB e doutor em Farmacologia pela USP. Professor titular de Farmacologia aposentado da UFSC, pesquisador nível 1A do CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciências e diretor do Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos. Possui mais de 400 trabalhos publicados internacionalmente, com mais de 56.000 citações via Web of Science, Scopus e Google Scholar. Foi editor em revistas internacionais, orientou 38 dissertações de mestrado, 37 teses de doutorado e 36 estudantes de pós-doutorado. Proferiu mais de 350 palestras pelo mundo, possui 24 patentes no Brasil e no exterior, participou do desenvolvimento de 3 produtos que estão no mercado e de outros que estão em estudos clínicos. Além dos dois cientistas premiados, o evento contará com a participação do Professor Paul Romer, Prêmio Nobel de Ciências Econômicas de 2018.

 

 

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *