Logo Jornal Interação

O entorno do Tauá Grande Hotel tremeu com o Cross Country Olímpico (XCO) da Super Elite e consagrou Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) e Daniela Campuzano (Dc – Specialized) campeões da etapa de Araxá 2019. A prova aconteceu no domingo (28) e teve como vice-campeões o colombiano Fábio Castañeda e a argentina Agustina Apaza. As terceiras colocações ficaram para o português David Rosa e a brasileira Jaqueline Mourão (Sense Factory Racing). Avancini cravou a prova com 1h35m13s, seguido pelo colombiano Fabio Castañeda (1h36m47s) e o português David Rosa (1h36m52s). Entre as mulheres, a mexicana não deu espaço para as adversárias. Ela terminou com 1h19m01s, logo atrás a argentina Agustina Maria Apaza (1h20m29s), e em terceiro Jaqueline Mourão que completou em 1h21m14s. A prova foi de seis voltas para a Elite Masculina. A competição começou com José Gabriel (Corinthians Audax Bike Team) liderando o pelotão da primeira volta. David Rosa (Massi) e Henrique Avancini também acompanharam junto com o chileno Martin Vidaurre (Lapierre Vidaurrebikes), os brasileiros Daniel Grossi (Groovebikes/Chaoyang/Shimano/Asw), Luiz Henrique Cocuzzi (Equipe Lar – Scott) e Guilherme Muller (Cannondale Brasil Racing).
O pelotão se manteve até a terceira volta, quando o cenário mudou e definiu o último dia de competições para os homens. Avancini puxou e ganhou vantagem na liderança. Fábio Castañeda também ganhou diferença em relação ao terceiro colocado, o português David Rosa. “Dia duro aqui em Araxá. Larguei um pouco cansado sofri um pouco nas duas primeiras voltas, mas é bom sofrer em casa. A partir da terceira volta eu recarreguei as energias e consegui administrar o cansaço. Deu nisso, quatro dias, quatro vitórias”, comemorou.
Para o colombiano, um fim de semana de força e muito trabalho. “Foi uma prova muito dura, com um nível alto, já sabendo que Henrique Avancini estaria bem na competição. Foi muito bom tudo, pontos importantes que buscamos para o Mundial e ranquear para conseguir uma vaga olímpico para Colômbia”, comentou Fábio Castañeda.

Feminino
A mexicana Daniela Campuzano dominou a prova o todo tempo. Na primeira volta, Jaqueline Mourão e Agustina Apaza acompanharam a líder, porém, a partir da segunda volta, Daniela abriu em relação às segundas colocadas e manteve com vantagem até a quarta e última volta. “Este final de semana foi muito incrível, estou sem palavras com a torcida. Recebi muito apoio nas subidas, apesar que hoje foi um dia muito duro já que estou sentindo o cansaço dos dias anteriores, mas em compensação muito feliz com o resultado de tudo isso”, comentou.
A segunda colocada, Agustina Apaza, ficou feliz com o resultado. “A prova foi dura mas consegui manter na segunda colocação e estou contente com o resultado tanto do estágio de hoje, o XCO, quanto o resultado geral. São pontos importantes para mim”, finalizou.

Campeões da Etapa 
A mexicana Daniela Campuzano somou quatro vitórias nos quatro dias da CIMTB em Araxá, e com isso se consolidou campeã com uma vantagem de quase 10 minutos em relação a segunda colocada Agustina Apaza. Jaqueline Mourão foi a terceira colocada com quase quatro minutos de diferença em relação à segunda colocada.  Jaqueline Mourão, que veio com o objetivo de estar entre as primeiras colocadas da competição, conseguiu alcançar o que foi traçado e manter a camisa de líder. “Fiquei muito feliz, foi a primeira vez que competi nesse formato. A torcida estava maravilhosa e estou muito satisfeita de ter conseguido estes pontos que são importantes para a vaga olímpica. Além disso, continuo com a camisa amarela na competição”, comemorou.  Já no masculino a diferença do campeão Henrique Avancini foi de quase 5 minutos em relação ao vice-campeão Fábio Castañeda. Guilherme Muller conquistou a terceira colocação, seguida do português David Rosa. “Fiquei em sétimo na maratona e no decorrer da competição fui subindo e garantindo uma posição melhor, desde o início marquei um ritmo forte para conseguir meu objetivo e estou bem feliz”, disse.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *