Logo Jornal Interação

A companhia norte-americana Mosaic Fertilizantes declarou situação de emergência após conclusão, na última sexta-feira, dia 22 de fevereiro, de uma auditoria na barragem de rejeitos B1/B4 do Complexo Mineroquímico de Araxá. A inspeção foi realizada por uma empresa especializada e externa. A Mosaic informou, em nota, que a situação de emergência da barragem foi classificada como nível 1 e, em consequência, acionou o Plano de Ação Emergencial para Barragens de Mineração (PAEBM). “Considerando as alterações das novas normas da ANM (Agência Nacional de Mineração) divulgadas esta semana, o resultado do estudo técnico levou a consultoria a não emitir a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) relativa à barragem B1/B4”, disse a companhia ao Broadcast, plataforma de notícias em tempo real do Grupo Estado. Embora não tenha sido localizado qualquer risco iminente, as operações de beneficiamento continuavam paralisadas, (até o fechamento desta edição), aguradando uma nova avaliação e, segundo a Mosaic, todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para elevar a unidade aos novos padrões de segurança definidos pela ANM. “Todo este procedimento contou com a inspeção e aval de representantes da agência, que estiveram na unidade da empresa em Araxá, ontem”. A empresa reforçou que esta barragem, no momento, não está recebendo rejeitos da produção de concentrado fosfático. Sobre a população local, a companhia afirmou que não existem moradias na área que poderia ser afetada em um cenário de emergência. A Mosaic esclareceu, também, que esta barragem está localizada do lado oposto à Estância Hídrica do Barreiro e que o núcleo urbano do município também não seria afetado em caso de qualquer incidente.  “Todas as demais barragens da Mosaic Fertilizantes possuem certificado de estabilidade válido”, destacou. Ainda de acordo com a companhia, a Mosaic continuará atuando com transparência e respeito junto à comunidade. O 5º Pelotão de Bombeiros Militar de Araxá confirmou que houve um alerta sobre a situação de emergência da barragem, emitido pela Mosaic.

 

 

Corpo de Bombeiros se reunem com direção da Mosaic

 

Na tarde da última segunda-feira,  representantes do Corpo de Bombeiros se reuniram com direção da Mosaic em Araxá para tratar da situação de emergência em barragem de rejeitos na cidade. No encontro, a empresa apresentou detalhes sobre a vistoria realizada na estrutura e medidas de segurança adotadas. Os dirigentes da Mosaic posicionaram que não houve qualquer alteração na estrutura da barragem, mas a situação de emergência foi declarada e as operações da barragem em Araxá estão paralisadas porque, após a tragédia em Brumadinho, houve mudança nos critérios exigidos pela ANM (Associação Nacional de Mineração). Com isso, não foi concedido o laudo de estabilidade ao passar por auditoria externa. Na reunião, os representantes da empresa também informaram que foi seguido o plano de ação emergencial e a barragem foi classificada como nível um de risco, porém asseguraram que não há motivo para alarme e a evacuação da área seria necessária apenas se fosse verificado grau de risco três. A empresa foi orientada a criar uma página na internet com informações sobre a situação da barragem para combater e eventual disseminação de notícias falsas que possam causar pânico à população. Além disso, um novo encontro com os órgãos de segurança foi agendado para o dia 11 de março para avaliar novamente o cenário. Em nota distribuída à imprensa, a Mosaic Fertilizantes manifestou que atua para executar as ações necessárias para que a barragem alcance o novo fator de segurança mínimo, definido em nova resolução da ANM emitida em 15 de fevereiro de 2019. A empresa também comunica que a ANM determinou a interdição e a paralisação da barragem e da usina de beneficiamento, porém a unidade de fertilizantes segue com funcionamento normal. Conforme a nota, todas as unidades da Mosaic que possuem barragens de rejeitos passarão por inspeções para certificação de estabilidade até o mês de março.

 

Nota da CBMM

A empresa CBMM também divulgou nota à imprensa na sexta-feira, dia 22 de fevereiro.

“Conforme comunicado, anteriormente, a CBMM reafirma que todas as suas barragens estão com condições estáveis, inclusive, com fatores de segurança acima dos recomendados pelas normas técnicas e exigidos pela legislação vigente. As barragens da CBMM passam por verificações técnicas periódicas, monitoramento e manutenções constantes, visando garantir o desempenho esperado e as condições de segurança”

Departamento  de Comunicação da CBMM- Araxá

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *