Logo Jornal Interação

2ª edição será aberta com dança flamenca, no próximo dia 21 de setembro.

Araxá recebe, a partir do dia 21 de setembro, uma série de espetáculos que destacam a arte e a cultura. É o projeto Tri Ciclo Espetáculos, que se iniciará com a presença de um belo espetáculo de dança flamenca “Legado Andalusí”, às 19h30, na Arena (área externa do Teatro Municipal), na Praça Antônio Carlos. O grupo convidado para abrir o Tri Ciclo 2012 é a Companhia de Baile Flamenca, de Fátima Carretero, de grande expressão no cenário nacional.

Assim será a abertura do Projeto Tri Ciclo Espetáculos, em sua segunda versão, que tem como proposta promover a circulação de espetáculos e oficinas de formação e qualificação para a comunidade da região de Araxá.

Sinopse da apresentação

A história que será contada por meio dos passos vigorosos e quentes dos bailarinos tem início há mais de mil anos.

No século VIII d.C, chegam à Península Ibérica, árabes, bárbaros, egípcios, sírios e pessoas das mais variadas etnias, que se misturaram aos habitantes romanos-visigodos e formaram Al-Andalus.

Onde tem água brota um oásis, onde tem um oásis brota-se a vida. Em Al-Andalus encontraram um lugar aprazível, de natureza fértil e com um vigoroso passado. Em Granada, encontraram a fonte da Vida e suas águas acalmaram o ardor dos guerreiros. Enquanto brotavam flores e frutos, florescia uma civilização que, durante séculos, era a verdadeira Luz.

Esta luz segue viva entre nós, é o nosso “LEGADO ANDALUSÍ”. A herança Andalusí faz parte dos sinais de identidade da cultura espanhola e recuperar essa fabulosa herança e difundi-la para o público é o objetivo do espetáculo Legado Andalusí.

Mais sobre o projeto Tri Ciclo Espetáculos

A primeira versão do projeto aconteceu de agosto de 2011 a junho de 2012, quando as ruas e praças de Araxá e Uberaba se tornaram palco para as apresentações de grupos convidados de bailarinos e atores com espetáculos de elevado teor técnico e artístico, proporcionando o fomento cultural da comunidade por meio da linguagem universal da dança, do teatro, do circo e da música instrumental/erudita.

O Tri Ciclo é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura – Lei de Incentivo e patrocinado pela empresa CBMM [Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração] e Valmont, que, além de levar cultura, arte e beleza à comunidade, movimenta os setores social, de turismo e a economia na região.

Os espetáculos reuniram cerca de 12 mil pessoas, em 16 apresentações gratuitas, em locais públicos como praças, ruas, feiras, espaços de convivência e instituições culturais, com a retaguarda de mais de 40 artistas, produtores e técnicos culturais envolvidos na execução das apresentações.

Depois de meses de elaboração e preparo deste projeto, com dias intensos e produtivos, contatos com várias pessoas envolvidas na questão cultural de nosso País, o grande legado foi o valoroso intercâmbio de artistas de várias regiões e o envolvimento da comunidade por meio da linguagem universal manifestada em várias formas de arte.

A coordenação desse projeto é de responsabilidade da diretora artística Cynthia Verçosa. Ela é graduada em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas – ênfase em Bidimensional. Possui Licenciatura Plena em Arte-Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente cursando pós-graduação em Artes Visuais, pela UFMG, Belas Artes. Cynthia também atuou como Delegada de Cultura representante do Alto Paranaíba-MG em 2010, II Conferência Nacional de Cultura “Diversidade Cultural”, com atuação na área, desenvolvendo Projetos Culturais e Sociais, produção de Mostras de Arte e Curadoria/Produção de Espetáculos e Oficinas Artísticas.

Na programação ainda consta apresentação do Espetáculo “Cantos do Brasil”, no dia 28 de setembro, na Praça da Mangueira, a partir das 9h, e na área externa do Teatro Municipal de Araxá, às 15h30. As atividades relacionadas ao projeto irão até dezembro deste ano.

Mais informações sobre o evento estão no site www.tricicloespetaculos.com.br.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *