Logo Jornal Interação

A Fundação Cultural Acia realiza cursos e oficinas gratuitos de teatro. Atualmente são nove núcleos, com alunos a partir de oito anos, indo até a terceira idade. Integram o projeto as Escolas Estaduais Luiza de Oliveira Faria, Coronel José Adolfo e Padre Anacleto Giraldi, além do Sesc.

Araxá também conta hoje com o Barracão da Arte, um espaço disponibilizado pela Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia) para abrigar os cursos e as oficinas de teatro.  O local é frequentado por mais de cem alunos, divididos nas turmas infantil, juvenil, adulto e avançada. Um dos destaques do Barracão da Arte é o ator e diretor Cristiano Peixoto, professor do Palácio das Artes, que vem mensalmente, de Belo Horizonte, para ministrar o curso de profissionalização do teatro para o grupo avançado. As turmas já estão fechadas devido às inscrições já terem sido feitas no início de 2012, e os cursos irão ocorrer durante todo o ano.

Os alunos da Escola Estadual Luiza de Oliveira Faria participam do projeto há um ano e, desde agosto de 2011, frequentam as aulas de teatro oferecidas pela Fundação Cultural ACIA. A diretora da escola, professora Renata de Castro Machado, disse que as aulas de teatro representam um diferencial para os alunos, que começam a enxergar novos horizontes. “Eu sempre achei que aqui na escola precisávamos ter algumas atividades diversificadas para servirem de incentivo para os alunos, e o teatro surgiu de forma perfeita. A iniciativa da Fundação ACIA está aumentando a autoestima das crianças e dando uma nova perspectiva de vida e de futuro para elas”, ressaltou.

Renata afirmou que as aulas de teatro estão refletindo no comportamento e no rendimento escolar dos alunos. “Eles estão mais desinibidos e, portanto, estão participando mais das atividades propostas em sala de aula. Eles estão demonstrando mais interesse pelos conteúdos, e as notas melhoraram também, sem dizer do comportamento. Os nossos alunos já apresentaram uma peça teatral no FestNatal ACIA 2011 e também, este ano, encenaram o Casamento Caipira na nossa escola durante a Festa Junina. A parceria com a Fundação ACIA é muito boa e vale a pena participar”, acrescentou.

O monitor Fernando Pacheco dos Santos comentou que tem sido muito gratificante desenvolver esse trabalho com as crianças. Segundo ele, a faixa etária dos alunos é de 11 a 14 anos, e o crescimento de todas elas tem sido muito grande. “Nós desenvolvemos com as crianças diversos exercícios de iniciação teatral com trabalhos voltados para a concentração, a socialização, a leitura e a parte física. Num segundo momento, focamos em exercícios mais específicos de técnicas teatrais para a montagem de espetáculo”, explicou.

A monitora Dayane Cristina de Freitas revelou que todos os alunos têm uma excelente aceitação de todas as atividades propostas durante o curso. “O interesse das crianças pelo teatro tem se mostrado muito grande. A vontade de fazer os exercícios e as atividades também é crescente. Muitas dessas crianças nunca tinham visto uma peça teatral e agora estão encantadas depois que trouxemos alguns espetáculos gravados e peças da cidade para elas assistirem”, revelou.

A aluna Ana Beatriz Rosa de Oliveira, 14 anos, destacou que participa das aulas de teatro desde o ano passado. “Estou gostando muito, porque tenho deixado a minha timidez de lado”. O aluno Pedro Lucas Pinheiro da Silva, 12 anos, afirmou que tem achado muito interessante as aulas de teatro. “O que mais gosto é poder me apresentar em público. Adorei participar da encenação do Casamento Caipira na Festa Junina da minha escola em que representei o filho do noivo.”

Oficinas:

– Escola Estadual Luiza de Oliveira Faria, 15 alunos, monitores, Dayane Cristina e Fernando Pacheco.

– Escola Estadual Coronel José Adolfo, 13 alunos, monitores Jeicinely Maike Gomes e Wellington Carlos.

– Escola Estadual Padre Anacleto Giraldi, em implantação.

– SESC, 8 alunos, monitores Fernando Pacheco e Dayane Cristina.

– Barracão da Arte, turma infantil, 36 alunos, monitores Josceleno, Dayane, Pacheco,Wellington, Jeicinely e César.

– Barracão da Arte, turma juvenil, 28 alunos, monitor Josceleno.

– Barracão da Arte, turma adulto, 25 alunos, monitor Josceleno.

– Barracão da Arte, turma avançada, 15 alunos, monitor Josceleno.

– Barracão da Arte, turma avançada, 15 alunos, professor Cristiano Peixoto do Palácio das Artes/BH.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *