Logo Jornal Interação

Muro em torno da sede era a principal reivindicação da instituição que abriga dependentes químicos.

Foi realizada, no último sábado, 1º , pelas instituições Capal, Coind, Cooperar e Sicoob Crediara, a 4ª Edição do Dia de Cooperar – Dia C 2012. O evento, pelo segundo ano consecutivo, foi promovido com a Casa de Acolhimento São Francisco de Assis (Casfa) e marcou o encerramento da primeira etapa da obra de ampliação da entidade que abriga dependentes químicos. A campanha que completou um ano já resultou na doação periódica de alimentos e de equipamentos para manutenção da horta da entidade, na elaboração de um projeto de construção de enfermaria, além da construção de mais de 80 metros quadrados de muro que fechará toda a sua área.

O Dia C foi de festa e comemoração entre os internos, cooperados e colaboradores das entidades envolvidas. Atividades de integração entre os participantes, como dinâmica para socialização e integração pacientes e cooperativistas, plantio de árvores na mata João Bosco Teixeira, que fica próxima à casa, capacitação de internos e cooperativistas para realizar compostagem de adubo orgânico fizeram parte da programação. Além destas, o evento contou também com solenidade de entrega das doações do Encontro de Cooperados da Capal, café da manhã e almoço de confraternização e o anúncio do Dia de Cooperar 2013 novamente com a Casa de Acolhimento.  A ação já entrou para o calendário do cooperativismo mineiro e tem o objetivo de potencializar a prática voluntária no segmento. Mantida por recursos oriundos de doação da comunidade, a Casfa realiza suas atividades por meio do trabalho voluntário de algumas pessoas e tem capacidade para atender até 25 internos em regime de moradia.

Com o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”, que é o slogan do Ano Internacional das Cooperativas, comemorado em 2012, a campanha deste ano terá diferentes ações de atenção ao próximo. Ao todo, mais de 220 cooperativas se inscreveram no Dia C 2012, totalizando ações voluntárias em mais de 90 municípios mineiros. Cerca de 20 mil voluntários estiveram envolvidos nas ações sociais previstas pelas entidades como campanhas de doação de sangue, de alimentos, programas de reciclagem, palestras educativas, dentre diversas outras atividades de atenção ao próximo com foco na qualidade de vida.

O coordenador da Casa de Acolhimento, Paulo César Machado, PC, ressalta que a construção do muro em torno da entidade dará mais segurança para os internos. “O muro era a nossa prioridade. Não podíamos continuar trabalhando com os internos, dependentes químicos, com a entidade aberta. Com o muro, teremos mais privacidade, e os trabalhos com os internos serão mais produtivos. Temos que destacar que o Dia C não foi só um dia. É um trabalho contínuo, onde realizamos várias reuniões em busca dos objetivos propostos pela Capal, Coind, Cooperar e Crediara, em prol da Casa de Acolhimento. Estamos extremamente agradecidos pelo empenho demonstrado. O Dia de Cooperar tem sido fundamental para o trabalho realizado pela Casa”, ressaltou.

O assessor de comunicação da Capal, Edmilson José, destaca que o Dia C 2013 já foi iniciado. “As pendências burocráticas e financeiras [não recolhimento de tributos] que criam problemas jurídicos para a Casa de Acolhimento São Francisco de Assis estão sendo solucionadas para que a mesma possa caminhar com suas próprias pernas. O nosso objetivo é que esse problema esteja solucionado o mais breve possível, para torna-la entidade de utilidade pública estadual e federal e possa receber recursos dos governos. Nós, cooperativistas da Capal, Cooperar, Coind e Sicoob Crediara, estamos cuidando para que isso aconteça e o projeto tenha sequência. Esse é o primeiro passo para a realização do Dia C 2013. Vamos trabalhar para que as ações cooperativistas possam resultar na segunda etapa de ampliação da entidade, que é a construção de uma enfermaria”, concluiu.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *