Logo Jornal Interação

Amor e respeito à pátria

6//09/2012- 16:19

Poradmin

set 6, 2012

Semana da Pátria é aberta oficialmente em Araxá com hasteamento das bandeiras de Minas Gerais, do Brasil e de Araxá e a passagem do fogo simbólico pelas ruas e avenidas da cidade.

Foi aberta oficialmente a Semana da Pátria nesta segunda-feira, 3, no Altar da Pátria, em frente à Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), com hasteamento das bandeiras de Minas Gerais, do Brasil e de Araxá, a chegada do Fogo Simbólico e apresentações do Tiro de Guerra e da Escola Municipal de Música Elias Porfírio de Azevedo. O tema trabalhado para este ano é “Independência do Brasil: você faz parte desta história”.

Esse tema foi trabalhado entre os alunos das escolas municipais de Araxá. Segundo a professora da Escola Municipal Auxiliadora Paiva, Rosânia de Souza Santos Rosa, é de fundamental importância inseri-los nesse processo. “É muito importante trazer as crianças para vivenciarem momentos que elas aprendem em sala de aula. O objetivo da Semana da Pátria é elas viverem o que aprenderam na escola e passar [para elas] o quanto são importantes na história do Brasil”, disse.

As escolas municipais deveriam, juntamente com seus alunos, produzir redações relacionadas a esse tema para participarem de um concurso promovido pela Secretaria Municipal de Educação, como forma de incentivo a todos que fazem parte da rede municipal de ensino. A aluna Waldirene de Oliveira Mota, do 8° ano, da Escola Municipal Aziz J. Chaier foi declarada a grande vencedora do concurso.

Em sua redação enviada pela direção da escola para a nossa redação, Waldirene  abordou o tema argumentando que a independência do Brasil prova que “nós somos guerreiros desde muitos anos atrás”. “… me orgulho muito por fazer parte dessa pátria amada. Eu me orgulho também de dizer que sou negra, pois, anos depois da independência, ganhamos nossa liberdade, estamos vencendo. Hoje, para mim, 7 de setembro não é apenas como a comemoração pela independência do Brasil, mas a esperança de podermos ter um país melhor a cada dia”, relatou Waldirene em trecho reproduzido pela equipe de reportagem do Jornal Interação.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Célia Araújo Oliveira, o tema é uma oportunidade de provocar um interesse nas crianças relacionado à independência do Brasil. “Hoje as crianças andam muitos dispersas, o patriotismo está sendo deixado de lado, mas nós já começamos, nas escolas, a ensinar o Hino Nacional, para despertar [nelas] o sentimento cívico desde pequenos”, comentou.

A programação da Semana da Pátria, que já ocorreu no 37° Batalhão da Polícia Militar (37° BPM) e na sede da Secretaria Municipal de Educação, foi finalizada hoje, 6, com apresentação da Escola de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo e o hasteamento das bandeiras.

Amanhã, 7, dia da independência do Brasil, não terá desfile cívico em Araxá. “Não haverá desfile cívico devido a uma orientação da assessoria jurídica [municipal]. Ela achou por bem, por ser período eleitoral, que não houvesse desfile de 7 de setembro, mas, se tudo der certo, no próximo ano, teremos novamente o desfile”, concluiu Célia.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *