Logo Jornal Interação

Bruno Vieira e seu filho Pedro Henrique desfilaram com a bota na passeata da 13ª Semana da Pessoa com Deficiência de Araxá

Bruno Vieira e seu filho Pedro Henrique viveram um momento especial em suas vidas. Durante a passeata da 13ª Semana da Pessoa com Deficiência, eles andaram com a bota no trajeto que começou na praça Dom Bosco, passou pelas ruas Mariano de Ávila e Presidente Olegário Maciel e terminou na praça Governador Valadares. A família ganhou a bota depois de participar de reportagem veiculada no programa Fantástico, do último dia 19, quando Bruno e sua esposa Tatiana Vieira, juntamente com Pedro Henrique viajaram até Belo Horizonte e conheceram a história de  Felipe, 13 anos, que ganhou uma bota idealizada por seu pai Alexandro para jogar futebol, uma das maiores paixões do garoto.

De acordo com o assistente social Bruno Vieira, na quarta-feira passada, 22, ele viajou para Belo Horizonte e ganhou essa bota do pai de Felipe, Alexandro Faleiros. “Essa bota do Pedro é a segunda bota no Brasil. Nós já temos mais de 200 pedidos, mas, antes de ser confeccionada, tem que passar por um laudo médico de uma profissional da área para ver se a bota não vai prejudicar no desempenho físico da criança. Antes de começar a usar a bota, a gente tirou todos os exames necessários, raio X de bacia, de quadril, dentre outros, para ver se ele não tinha nenhuma luxação, algo parecido, do tipo que pudesse prejudicá-lo. Hoje tem que passar por um fisioterapeuta e neurologista e, estando liberado, a confecção da bota acontece de uma maneira mais rápida”, disse.

Antes de o garoto usar a bota, o pai também precisou se adaptar com o equipamento. “Fiquei mais de 20 minutos em pé para tentar dar o primeiro passo em BH. Para uma pessoa que nunca pôs ela, você pode perder o equilíbrio porque a perna dele é junto com a sua com o uso da bota. Se não tiver prática, você pode cair da bota. Não é tão fácil assim quanto parece, ela é difícil”.

Segundo Bruno, todos da família vibraram com a conquista de Pedro Henrique ao conseguir andar com a bota. “Para mim, poder sentir o meu filho hoje, na Semana da Pessoa com Deficiência em Araxá, foi algo fantástico, porque a bota traz um sonho tanto para ele, quanto para nós, de poder caminhar, de poder jogar bola. Isso, para nós, foi fantástico. Descer a Mariano de Ávila e chegar até a Governador Valadares sem o uso da cadeira foi maravilhoso. A gente via que ele não parou de sorrir nem um minuto”, revelou.

Bruno explicou que Pedro Henrique nasceu com um atraso neurológico que provocou uma paralisia cerebral. Para a família, Pedro é um exemplo de vida. “Ele nunca reclamou daquilo que tinha, daquilo que perdeu, nunca questionou a família pela condição de vida que ele poderia levar e o Pedro, a cada dia que passa, tem nos ensinado a ser uma pessoa mais sensível.  Através dele, comecei a ser um mobilizador nacional dos direitos dos deficientes, hoje sou conselheiro municipal, enfim, estou engajado nessa luta em prol dos deficientes físicos”.

Bruno acredita que essa bota e a realização da Semana da Pessoa com Deficiência em Araxá são muito importantes para mostrar a todos que os deficientes têm condições de seguir seu próprio caminho. “Não precisamos ter ninguém para ditar o que é bom e o que é ruim. Hoje acreditamos que o deficiente, em geral, tem condições de ditar seu futuro, escolher seu melhor caminho, seu melhor curso, escolher aquilo que vai seguir em sua vida. Nós buscamos a igualdade social, coisa que ainda não é real, mas estamos rompendo limites e situações para que esse objetivo seja alcançado nos dias atuais”, comentou.

Para os interessados por essa bota, você pode entrar em contato com a empresa Marília Talas, de Belo Horizonte, pelo telefone (31) 3332-1348 e solicitá-la. Mas é bom lembrar que, antes de fazer o pedido, é importante consultar profissionais da área da saúde como fisioterapeutas e neurologistas para adquirir o equipamento mediante autorização médica.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *