Logo Jornal Interação

Araxá está sintonizada no que acontece em outras partes do mundo: uso da energia solar por meio de módulos fotovoltaicos, mais conhecidos por placas fotovoltaicas, que captam raios solares e os transformam em energia elétrica. Uma nova empresa se instalou na cidade, a Expand Energia, sociedade que tem como principal executivo Germano Alves da Costa, engenheiro eletricista araxaense que após atuar muitos anos em grandes corporações, tomou a decisão de retornar à sua terra para atuar neste progressivo ramo da energia solar. Germano explica que o sistema oferece uma série de ganhos: o usuário passa a gerar sua própria energia, limpa, renovável e mais barata. O investimento se paga em pouco tempo e ainda conta com linhas de financiamento do sistema bancário a juros reduzidos devido a ganho que proporciona ao meio ambiente.

 

Faça chuva ou faça sol

A geração de energia solar ocorre mesmo em dias nublados ou chuvosos. Não impacta o meio ambiente como ocorre nas demais fontes de energia, não emite gases poluentes e os equipamentos são completamente silenciosos. A Cemig apoia a iniciativa e recebe em seu sistema a energia eventualmente excedente. A tecnologia aplicada permite total controle da energia gerada, o percentual consumido e o eventual excedente que é cedido a Cemig. Um aplicativo fornecido pelos fabricantes do equipamento permite um gerenciamento completo e acompanhamento dos ganhos obtidos. “Para se ter uma ideia, uma residência que que consome 400 kWh/mês,e paga 420 reais na conta de luz, tem sua conta reduzida para 80 reais com a instalação do sistema oferecido pela Expand” exemplifica Germano. Além de atuação em residências, comércios e indústrias, a Expand Energia dispõe de equipamentos especificamente projetados para o setor rural, os quais podem ser instalados inclusive em sítios e locais onde não há rede pública de energia. Nestes casos, o armazenamento de energia excedente é feito por meio de um conjunto de baterias. As placas fotovoltaicas podem ser utilizadas também para bombeamento de água. Como são muitas as aplicações, estudos individualizados são realizados para otimizar as melhores soluções e projeção de dados que demonstram expressiva redução de custo na atividade produtiva.

 

Investimento inteligente

Para as empresas o ganho cresce de maneira exponencial. Quanto maior for o número de módulos fotovoltaicos instalados, maior será a quantidade de energia gerada. Para exemplificar, Selda Dutra, gerente financeira da Expand Energia faz as contas: “instalamos para um cliente do ramo de revenda de combustíveis (veja foto), 202 módulos, que geram 7.800 kilowatts. O retorno, para satisfação do empresário, ocorrerá em 32 meses e se pagará com a própria economia que terá na conta de energia”. Além disso, complementa “damos toda assessoria na definição do projeto técnico, desde a área onde serão instaladas as placas, bem como a quantidade de placas e ainda fazemos plano de financiamento de todos os equipamentos. Este serviço é sem custo adicional para que os clientes que optarem pela nossa empresa”.

 

Recursos Técnicos

A instalação é feita por equipe própria da Expand Energia que procura tomar os cuidados necessários para evitar transtornos aos clientes. Além do engenheiro eletricista Germano Costa, que é o responsável-técnico, há ainda a participação de um engenheiro especializado em gestão da qualidade, com mais de 20 anos de experiência, o qual apoia o planejamento e controle de processos que medem, entre outros fatores, a eficácia do sistema. O quadro é composto por técnicos em Edificações e Eletrônica e equipe de apoio operacional; todos capacitados e treinados, além de pessoal administrativo e comercial. Complementa o trabalho diferenciado um conjunto de equipamentos que avaliam a eficiência e a qualidade energética, além do sistema de aterramento das instalações. Há inclusive um drone que faz o mapeamento dos telhados onde será feita a instalação dos módulos fotovoltaicos.

 

Showroom

A Expand Energia oferece um espaço de exposição, demonstração e venda de equipamentos. Trata-se de um projeto que permite aos visitantes verem de perto e interagirem com o sistema de geração de energia solar, constituído de placas, inversores, acessórios, bomba de água 100% solar. Aos interessados são demonstrados casos reais de solução técnica e de economia. Este espaço é integrado ao escritório e fica na Avenida Wilson Borges 464. O telefone para agendamento é 3662-3499. Os contatos podem ser feitos também pelo whatsapp 99948-4598.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *