Logo Jornal Interação

O objetivo é buscar conjuntamente soluções para problemas de saúde, agricultura e desenvolvimento social.

A Superintendência Regional de Saúde de Uberaba (SRS Uberaba) firmou, nessa segunda-feira (27), parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), para dar suporte a produtores rurais de queijo minas artesanal.

“É um processo de colaboração mútua para subsidiar o cadastramento de produtores rurais junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)”, explica o gerente da Emater-MG, Gustavo Laterza de Deus.

Para que os produtores possam fabricar o queijo artesanal, é necessário que sejam registrados junto ao IMA. O registro no órgão exige, entre outras documentações, resultado de exame microbiológico e físico-químico da água utilizada na fabricação dos queijos, emitido por laboratório credenciado.

Neste momento, a superintendência buscará garantir que as amostras de água colhidas nos estabelecimentos rurais sejam encaminhadas para análise e aprovação no Laboratório Macrorregional e na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

A parceria surgiu através do Comitê Regional do Triângulo Mineiro, composto por diversos órgãos e secretarias do Estado, que se reúne para discutir o trabalho intersetorial como estratégia de governo. A próxima reunião deverá acontecer em outubro, na SRS Uberaba, quando os órgãos públicos apresentarão propostas de integração entre os serviços.

“De acordo com a visão que o Governo de Minas tem da interatividade setorial que está sendo proposta pelas diversas secretarias de governo, a SRS Uberaba está buscando colocar em prática, ações voltadas para a qualidade dos serviços e produtos, através de parcerias,” garante o superintendente regional de saúde de Uberaba, Iraci Neto.

Programa de Melhoria do Queijo Minas Artesanal

O Programa de Melhoria do Queijo Minas Artesanal foi criado em 2000 pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e é executado pela Emater-MG e pelo IMA. A medida tem como objetivo resgatar a cultura e promover a geração de renda, a segurança alimentar e a certificação das queijarias. Além disso, é uma garantia de inspeção sanitária, de boas práticas de fabricação e de segurança alimentar. (AM)

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *