Logo Jornal Interação

No Brasil, o projeto já está em sua 20ª edição

Está sendo realizado, nesta semana, o 12° encontro PROLER em Araxá, que tem como objetivo incentivar à leitura toda a comunidade. Em 2012, a edição é totalmente especial, já que, neste ano, completa 20 anos da realização do PROLER no Brasil. O encontro se iniciou aqui em Araxá com a 1ª Mostra de Experiências de Leitura no município, quando alunos e professores do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) e do Colégio São Domingos apresentaram suas iniciativas de intensificar a prática da leitura em jovens e adultos.

A professora e suporte pedagógico do Uniaraxá, Maria Celeste de Moura Andrade, contou que a instituição desenvolve muitos projetos em prol da leitura, sendo que dois deles foram apresentados no PROLER. “Lá temos o projeto Universitário Leitor, que estimula o aluno a ler o livro que ele quer, não apenas o livro obrigatório, livro de informação científica, a partir de uma pesquisa feita pelos alunos, perguntando qual livro ele gostaria de ler ou o livro que leu que gostaria de indicar para a aquisição de obras preferidas dos alunos, mesclando com os clássicos da leitura. O outro projeto é “Por um aluno que leia”, onde cada aula é começada com uma pequena leitura levada pelo professor ou sugerida pelo aluno, e toda aula termina com uma pequena sugestão de produção de texto, melhorando a relação do aluno, melhorando o vocabulário, a capacidade de expressão e a dinâmica da produção de texto”.

A primeira noite do Encontro PROLER teve a apresentação do projeto “Matinê e a Patrulha da Leitura”, considerada uma forma diferente de incentivar a leitura e que beneficia alunos do 1° ano até o Ensino Fundamental 2. “A cada semana são sorteados dois alunos que escolhem o livro. Na feira do livro, a gente compra o livro direto das editoras que fazem uma feira no colégio. Aí você adquire o livro de que mais gosta e leva o livro para casa. A partir da leitura do livro, tem atividades que você pode fazer, uma notícia, um texto, a sua reportagem ou contar a sua história”, afirmou a estudante Maria Fernanda Rodrigues de Menezes, aluna do 5° ano do Colégio Dom Bosco.

De acordo com Maria José Chadu Assunção, diretora da Biblioteca Pública Municipal de Araxá, o PROLER tem a função de incentivar o hábito de leitura em todas as áreas. “Queremos mostrar que sem a leitura, a pessoa não vai muito longe. Por exemplo, se o matemático não souber interpretar um projeto de engenharia, seu trabalho fica comprometido. Nós estamos tendo muito empenho e já colhemos alguns resultados interessantes em escolas e universidades de Araxá”, comentou Chadu.

Nesta quarta-feira, 22, o evento contou com a presença da assessora técnica da coordenação geral do PROLER, Ana Fanfa. De acordo com Fanfa, o objetivo é conhecer como é realizado o encontro aqui em Araxá. “Procurei ver o espaço físico que é destinado para o PROLER, qual era o recurso que eles tinham, no segundo dia, eu fui conversar com a secretária de Educação, Maria Célia, e visitei as atividades desenvolvidas pelo PROLER ligadas ao incentivo de leitura. Eu trouxe uma entrevista para ser feita, estamos levantando os dados desse encontro, porque a ideia é fazer uma publicação, provavelmente nos sites do PROLER nacional ou da Fundação Biblioteca Nacional. A nossa proposta é criar cidadãos leitores”, ressaltou.

Na programação ainda consta encontros promovidos pelo Sempre Um Papo e Circuito CBMM de Cultura, no Centro de Convivência do Uniaraxá. Na última quinta-feira, 23, o convidado foi o escritor Evandro Affonso Ferreira, que lançou o romance “O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam” (Ed. Record). No dia seguinte, sexta-feira, 24, às 14h30, foi a vez do escritor e educador César Obeid, lançando o livro “Brincantes Poemas” (Ed. Moderna). Na mesma data, às 19h, a escritora Best Seller, Paula Pimenta, vai lançar o livro “Apaixonada por Palavras” (Ed. Gutenberg).

Palestras e minioficinas de incentivo à leitura também fazem parte da programação.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *