Logo Jornal Interação

As secretarias de Estado de Esportes (Seesp) e de Educação (SEE) assinaram, nessa terça-feira (7/2), um acordo de cooperação para execução do Minas Esportiva Geração Esporte em escolas da rede estadual em 200 municípios. Com a assinatura do documento, o próximo passo é a abertura de um edital para seleção das cidades que contarão com os núcleos do programa. Em cada município, será selecionada uma escola que atenderá 100 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos com atividades esportivas e recreativas no contraturno escolar. Para o secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, a assinatura do acordo de cooperação reafirma a parceria da Seesp e da SEE, que já realizam juntas os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). “A execução do Geração Esporte neste novo formato, de forma cooperada, é importante para ampliarmos a capilaridade das ações de fomento ao esporte de formação e mostrar para nossas crianças e adolescentes que a prática esportiva e os estudos se complementam. Nossa preocupação é, antes de tudo, contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com o bem-estar e com a sociedade em que vivem”, diz Sapi. Já a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, comemora a parceria, que para ela é fundamental para fortalecer e expandir o atendimento à educação integral. “Temos que articular e pensar em outras parcerias para fortalecer o programa, com o objetivo de complementar as atividades no contraturno escolar naquelas escolas que ainda não contam com ensino em tempo integral”, completa.

Parceria tri partícipe

Além das secretarias de Estado de Esportes e Educação, os municípios que forem selecionados, por meio do edital, para execução do Geração Esporte também integrarão a parceria, sendo responsáveis pela cessão do espaço para as atividades do programa. A Seesp fornecerá o material esportivo, os uniformes, além de viabilizar a qualificação técnica dos profissionais e fazer a coordenação geral da iniciativa, enquanto a SEE cederá seus professores de Educação Física para ministrar as aulas e fará o acompanhamento presencial das atividades. Quando foi criado, o Geração Esporte era promovido pela Secretaria de Estado de Esportes em parceria com municípios e instituições de ensino superior que contavam com curso de graduação de Educação Física. Entre 2011 e 2016 cerca de 63 mil crianças e adolescentes foram atendidos pela iniciativa. O acordo de cooperação assinado com a Secretaria de Estado de Educação marca o início de um novo formato do programa.

Geração Esporte

O Programa Minas Esportiva Geração Esporte tem como objetivo promover o esporte nas suas diferentes dimensões, através das várias modalidades, para que a criança ou adolescente desenvolva sua trajetória esportiva, incorporando em sua formação integral os valores do esporte, favorecendo para que se tornem jovens protagonistas nas suas comunidades.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *