Logo Jornal Interação

A bordo de um caminhão-palco projetado especialmente para o projeto itinerante, o músico e poeta Sylvio Fraga leva a Caravana Cultural Circuito Brasil para Minas Gerais. A primeira fase do Circuito Brasil já passou pelo interior de São Paulo (Santos, Piracicaba, São José dos Campos e Campinas) e do Estado do Rio (Rio de Janeiro, Resende,Pira.í Vassouras e Três Rios).Em Minas Gerais, a caravana já passou por Divinópolis, Sete Lagoas,  Uberlândia e Uberaba . Em Araxá, o caminhão do Circuito Brasil  estacionará no dia 10 de dezembro, na Avenida Imbiara s/n Centro, Centro. A mostra de pinturas de Antônio Garcia Bento será aberta às 16 horas, e o show com o Sylvio Fraga Quinteto começará às 20h. A Oficina Musical será às 11 horas, no Teatro Municipal.

No início do ano o compositor e poeta Sylvio Fraga lançou o CD “Cigarra no Trovão” e o livro “Cardume”. Projetos lançados, era hora de concretizar uma ideia desenvolvida em parceria com a produtora Rosa dos Ventos,criada como alternativaao padrão de divulgação imposto para um artista tornar seu trabalho conhecido. Assim nasceu o Circuito Brasil. “A ideia é levar a minha música pelo país, tocando em cima de um caminhão que vira palco. Junto com dos meus empresários, Alexandre Rosa e Cláudia Linhares, desenvolvemos o projeto mais amplo que é o Circuito Brasil, com seus outros aspectos: doação 50 de livros de poesia contemporânea, exposição de reproduções de pinturas e oficina de escuta com o meu Quinteto”, conta Sylvio Fraga.

Fruto de parcerias com universidades e prefeituras, todoseventos do Circuito Brasil sãogratuitos e acontecem até dezembro. “Estabelecer parcerias com as universidades foi a maneira que encontramos de chegar na cidade de forma mais orgânica, sem vínculos políticos e também de forma mais direta ao jovem, que tem por tradição ser mais curioso e predisposto ao novo”, comenta Alexandre Rosa, da Rosa dos Ventos.

Os livros serão doados em embalagem estante, projetada em madeira proveniente de reutilização. Sylvio Fraga cuidou pessoalmente da seleção dos títulos. São livros de autores em sua vasta maioria contemporâneos, como Paulo Henriques Britto, Ana Martins Marques, Armando Freitas Filho, Wally Salomão, Eucanaã Ferraz, Francisco Alvim, Carlito Azevedo, Laura Liuzzi, Ana Cristina Cesar, Paulo Leminski, IsmarTirelli Neto, Ferreira Gullar e do próprio Sylvio, entre outros. “Sou poeta e leitor de poesia, então fazer a seleção desses 50 livros foi um prazer, como foi também selecionar as pinturas do Antônio Garcia Bento a serem reproduzidas e expostas, pois estudo sua obra há anos”, define Fraga.

caminha2

 

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *