Destaque »

CBMM realizará testes de sirenes

30 de setembro de 2020 – 13:52 |

A medida preventiva faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens e as atividades operacionais e administrativas não serão afetadas
 
Com o objetivo de garantir o funcionamento do sistema de alerta de emergência em barragens, a …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Diversos

Vem aí a 2ª edição do Projeto Cultural Lira Araxaense

foto-31

O Projeto Cultural da Corporação Musical Lira Araxaense chega a mais uma edição em 2016 com o intuito de promover, de forma livre e gratuita, a música instrumental para toda comunidade araxaense, resgatando a sensibilidade do público e preservando esta rica tradição típica dos municípios do interior do país. Em sua 2ª edição, o público poderá contemplar a Lira Araxaense em diferentes locais da cidade, em uma programação que se destaca pela variedade e qualidade de seus repertórios que abrangem várias gerações, fazendo-nos refletir sobre nossos valores históricos e nos levando a novas experiências. A Corporação Lira Araxaense consolida esta cultura musical como um belo cartão postal e um grande patrimônio de nossa cidade. A programação completa e outras informações sobre a banda podem ser acessadas pelo site www.bandaliraaraxaense.com.br  O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal, conta com o patrocínio da CBMM e promoção da Corporação Musical Lira Araxaense.

BREVE HISTÓRICO DA BANDA

foto-11

Em 1919, por iniciativa do Sr. Cláudio Faria, alguns integrantes da saudosa Banda Santa Cecília decidiram criar uma nova banda. Na formação inicial, constavam-se os nomes de Tomé Porfírio, Cláudio Faria, Porfírio Maciel, Teotônio Damasceno, José Marques, dentre outros, chegando a atingir até 24 músicos. Fundou-se, então, a Corporação Musical Lira Araxaense, com sua estréia na Festa do Rosário. O primeiro regente, Prof. Porfírio Maciel, era determinado em seu propósito, com inteligência e autoridade, era respeitado por todos os outros. Ele atuou por aproximados 4 anos e foi substituído por Juca Leite, que mais tarde adoeceu, afastando-se do grupo. Sr. Teotônio Damasceno, assumiu por um período, mas veio a falecer algum tempo depois. A regência ficou a cargo do Sr. Zé Areia. Atualmente a Lira Araxaense é regida pelo Sr. Ângelo de Castro, que desde criança seguia os passos da banda e a integrou em 1950. A Corporação Musical Lira Araxaense completou em 2016 seus 97 anos de existência e foi, durante todo este tempo, sempre convidada para comparecer às festas religiosas, eventos corporativos, inaugurações, dentre outras festividades cívicas. Várias dificuldades foram enfrentadas ao longo de todos estes anos. As histórias e experiências que adquiriram para a superação é o que reafirma a persistência e o amor à música de todos para a realização deste sonho, tão admirado e reconhecido pela comunidade araxaense e da região.

foto-21 foto-41