Logo Jornal Interação

A reabertura da Igreja Matriz de São Domingos a comunidade será na próxima quarta-feira,8, mesmo dia em que se comemora o Dia Nacional do Pároco.

Em 8 de agosto se comemora o Dia Nacional do Pároco. Na cidade de Araxá, a data será especial para o padre Manoel Claro Costa. Depois das reformas feitas na Igreja Matriz de São Domingos, o local será reaberto para toda a comunidade na próxima quarta-feira, 8, dia que se comemora o Dia Nacional do Pároco A celebração vai ser o encerramento da festa em louvor ao padroeiro da cidade que se iniciou no último dia 30.

A festa de louvor a São Domingos de Gusmão terá ainda durante a programação, Solidariedade, ações para a recuperação da pessoa humana [sexta, 03, na fazendinha]; Solidariedade, ajuda na reabilitação social [sábado, 04, no CAPS]; Solidariedade, prevenção da saúde e cuidado com os doentes [domingo, 05, na Santa Casa]; Solidariedade, assistência ao menor [segunda, 06, na Casa Lar]; Solidariedade, eucaristia a serviço da vida [terça, 07, também] e Festa de São Domingos na paróquia no dia 08.

Segundo o padre Manoel, a reinauguração da Matriz será um momento especial para a comunidade. “Minha perspectiva para a inauguração da igreja é aquela de colocarmos a casa de oração a serviço da pessoa humana, para que as pessoas tenham condições de ter um espaço que as convide a oração, e a colocar em pratica a fé. Nesse sentido a perspectiva não é somente de um templo novo, mas sim, que as pessoas pratiquem sua fé”.

A Igreja Matriz de São Domingos tem uma arquitetura com características romanas e elementos góticos, recebendo afrescos decorativos com motivos sacros. É considerada uma das mais belas igrejas contemporâneas do interior do Brasil.

A reabertura da Igreja Matriz de São Domingos não significa que a restauração do espaço ainda está pronta. O projeto idealizado pela Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) orçado em R$ 2,255 milhões, com investimentos da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) por meio do Ministério da Cultura (Minc) [Lei de Incentivo à Cultura],  já está em fase de acabamento em torno da igreja com previsão de ser inaugurada no próximo dia 10 de agosto.

O Padre Manoel Claro Costa, pároco da Igreja Matriz nos fala mais sobre o seu trabalho como pároco.“O meu ministério começou no ano de 1974, onde eu recebi a ordenação sacerdotal, a partir daí começou meu ministério sacerdotal, agora o mistério de evangelização, começou desde menino, onde eu comecei a trabalhar com crianças, dando a entender um pouco o que seja fé. O meu dia a dia eu praticamente passo aqui na igreja, no atendimento das pessoas que me procuram, alem disso tem as celebrações, os encontros e as reuniões que são feitos ao longo do mês, meus dias são preenchidos com esse trabalho pastoral”, afirmou.

Para o padre, o dia do pároco é um dia como outro, mas muito gratificante. “O meu sacerdócio se realiza todos os dias do ano. O que importa nessa data é chamar atenção para aquilo que é essencial, o padre é aquele que está a serviço da fé dos fies que freqüentam a paróquia de São Domingos”, explicou.

O padre Manoel Costa deixou ainda uma mensagem para todos os fieis. “Que todos nós começando pelo padre e todos aqueles que participam, sejam fies ao ministério, que o nosso cristianismo não seja só de nome, mas seja um cristianismo de fato”, concluiu.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *