Logo Jornal Interação

Alerta para os perigos das chuvas

30//12/2011- 21:08

Poradmin

dez 30, 2011

Nesta época do ano, devido a disponibilidade de calor associado com alta umidade, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva intensas em algumas regiões do estado. E para evitar quaisquer transtornos, o corpo de Bombeiros e a Coordenadoria alerta a população quanto ao risco de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de encostas.

Segundo o Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual da Defesa Civil Luís Carlos Dias Martins, Alguns dos comportamentos seguros são: “não transitar em áreas alagadas (a pé ou de carro), observar sinais de encharcamento e movimentação do solo das encostas e abandonar suas residências preventivamente, não jogar em vias públicas qualquer lixo ou materiais que possam comprometer os sistemas públicos de escoamento da águas pluviais”, destacou.
Para evitar possíveis transtornos, o Corpo de Bombeiros recomenda os seguintes cuidados:
Tempestades
Se estiver chovendo forte ou trovejando, fique dentro de sua casa ou procure um lugar onde você possa se abrigar, desde que não seja uma área de risco. Evite viajar durante chuvas fortes e nunca dirija por estradas alagadas. Se notar que seu carro poderá ser arrastado pelas águas, pare, abandone o veículo e procure um local seguro.
Em caso de raios, desligue aparelhos elétricos das tomadas; Fique longe de janelas; Não fique próximo de árvores ou postes, porque eles atraem raios; Não fique em pé em campo aberto; Evite campos de futebol, praias e outros locais abertos; Não retire roupas de varais de arame durante as chuvas fortes; Mantenha distância de alambrados, cercas, linhas telefônicas e elétricas, assim como estruturas metálicas em geral; Permaneça dentro do carro, já que automóveis oferecem excelente proteção contra raios; Não fique dentro da água e use o telefone somente em casos de emergência.
Prevenção: Mantenha ralos e calhas limpos, para que o fluxo de água não seja interrompido; Tenha cuidado ao realizar a limpeza no telhado, evitando quedas; Não jogue lixo em calçadas, bueiros, rios, córregos ou galerias; Fique atento às notícias pelo rádio ou televisão sempre que puder, principalmente em dias de chuvas fortes. Isso pode evitar que você se coloque em situação de risco; Limpe os locais atingidos pela água e lama usando botas e luvas, assim você evita doenças graves, como a leptospirose; Não reaproveite alimentos que possam ter sido atingidos pelas águas das chuvas, mesmo os que estejam fechados em pacotes, pois algumas embalagens podem ser de material absorvente, o que propicia a contaminação; Febres, diarreia, vômitos e dores de cabeça ou no corpo, após o contato com águas de inundação, podem indicar doenças, como a leptospirose e hepatite

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *