Logo Jornal Interação

Ao todo, serão distribuídos R$ 90 mil. O resultado será divulgado no site da Fundação Clóvis Salgado, em 19 de julho, e os realizadores têm até 4 de dezembro para entregar os filmes. Segundo o gerente de cinema da Fundação Clóvis Salgado, Philipe Ratton, essas mudanças nas regras de seleção vão colaborar para a inscrição de trabalhos mais diversificados, mostrando um panorama melhor da produção mineira. “Ao abrirmos espaço para diretores com mais obras no currículo, consequentemente, ampliamos o número de propostas que serão enviadas, o que nos permite conhecer mais do trabalho de cada diretor, seja ele estreante ou não”, explica.

Inscrições e comissão de seleção – As inscrições para o 3º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Estímulo ao Curta-metragem de Baixo Orçamento são gratuitas e podem ser feitas presencialmente, na Gerência de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, no Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, Belo Horizonte – MG), de 17 de março de 2016 a 2 de maio de 2016, de 10h às 18h ou via correios, com Aviso de Recebimento (AR) e postagem até a data limite disposta no edital. Os interessados poderão inscrever até duas produções, que precisam ter um mínimo de 70% da equipe residente em Minas Gerais e 60% das gravações realizadas no Estado. Mais informações, no site: fcs.mg.gov.br.

A comissão responsável por avaliar os curtas-metragens será composta por três profissionais de reconhecida atuação no setor audiovisual, a serem indicados pela Fundação Clóvis Salgado e será coordenada pela Gerência de Cinema. Entre os critérios de seleção, destacam-se: relevância conceitual e temática, inovação, impacto social e cultural e utilização criativa de meios de produção a baixo custo.

Estímulo ao audiovisual – A terceira Prêmio BDMG Cultural / FCS de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento vem reforçar o comprometimento da Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Fundação Clóvis Salgado, através da Gerência de Cinema, e do BDMG Cultural, com as políticas de fomento à produção cinematográfica em Minas Gerais. O Prêmio, que busca estimular a produção cinematográfica de realizadores mineiros, oferece aos artistas a possibilidade de elaborar propostas estéticas e conceituais que utilizem ferramentas tecnológicas de produção de baixo custo e fácil acesso, de acordo com o conceito de ‘Cinema de Invenção’, estabelecido pelo pesquisador Jairo Ferreira.

Prêmio-BDMG-Cultural-FCS-de-Estímulo-ao-Curta-Metragem-de-Baixo-Orçamento-12MARCO2014-890x395Filmes premiados – O Prêmio BDMG/FCS de Estímulo ao Curta-metragem de Baixo Orçamento já contemplou diversos cineastas do Estado. Na primeira edição do prêmio, em 2014, os vencedores foram Débora de Oliveira, com o filme Boa Morte; Gabriel Martins Alves, com Rapsódia para o homem negro; Mírian Aparecida Rolim, com Contas; e André de Novais Oliveira, com Quintal. Em 2015, foram contemplados: Hannah Serrat, com Retalho; Natália Reis, com Filé; a produtora Filmes de Plástico e direção de Maurílio Martins com Rastros, e João Borges, com Cidade Fantasma.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *