Logo Jornal Interação

FOTOS_NUCLEOSDECONVIVENCIA (5)Araxá possui cinco Núcleos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que visam desenvolver habilidades promovendo as potencialidades da população local, fortalecendo principalmente os vínculos familiares.

O atendimento é direcionado para todas as faixas etárias, com atividades que incentivam o bem-estar, o lazer e o entretenimento. Em Araxá, os núcleos coordenados pela Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social são os seguintes:

Núcleo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Leblon

As atividades ofertadas pelo espaço são aulas de Zumba (modalidade de dança), das 9h às 10h, todas as segundas-feiras. No mesmo horário, toda quinta-feira, a atividade é o alongamento. Na terça-feira acontece o atendimento de cabeleireiro com serviços de escova, pintura e hidratação, a partir de agendamento feito pelo núcleo.

Durante a semana, o núcleo oferece orientação para o mercado de trabalho e reforço escolar na parte pedagógica aos adolescentes e às crianças, que também participam de dinâmicas como brincadeiras e o uso do computador.  Em média, vinte crianças e trinta adolescentes são atendidos por semana.

Ao todo, são sete profissionais disponíveis para essas atividades, sendo que a equipe é composta por uma auxiliar de serviços gerais, uma assistente social, duas técnicas em Direito e Pedagogia, uma educadora e uma auxiliar administrativa. Os trabalhos são coordenados por Maria das Graças Vasconcelos.

O núcleo funciona de 8h às 17h30, com horário de almoço entre 11h às 13h, na Rua Edmundo Rodrigues da Silva, n° 445, bairro Leblon.

Núcleo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Novo Santo Antônio

Durante quatro dias da semana são realizadas as atividades ofertadas pelo espaço para a comunidade. Terça e sexta-feira, as aulas de Zumba movimentam o núcleo de 8h às 10h e das 14h às 16h. A Terapia Corporal também está presente no quadro de atividades do local toda segunda-feira, às 8h. Na quarta e na sexta-feira, tem serviços de cabeleireiro das 7h30 às 17h30.

São quatro profissionais que trabalham no núcleo, sendo uma psicóloga; uma agente de promoção humana 2 e dois agentes de promoção humana 1. A coordenadora é Paula Souza e Silva.

A demanda é de vinte crianças que participam da dança livre todas as terças e sextas-feiras, das 15h às 16h, e  de trezentas pessoas que são atendidas por mês pelo núcleo.

O núcleo está aberto de 7h30 às 17h30 e funciona na Rua Luiz Dumont Fonseca, n° 215, bairro Novo Santo Antônio.

Núcleo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Pão de Açúcar

O alongamento e a estética capilar são atividades que fazem parte da comunidade atendida por este núcleo. Nas terças e quintas-feiras, o alongamento é realizado das 16h às 17h. Na quinta-feira, durante o dia todo, também acontece a atividade Estética Capilar com tudo sobre o ramo de beleza.

Uma assistente social, uma psicóloga, uma agente de promoção humana 2 e uma agente de promoção humana 1 fazem parte da equipe do núcleo, inaugurado em novembro de 2015 e coordenado por Priscila da Silva Souza.

O espaço atende, em média, vinte famílias por mês.

O núcleo funciona na Rua Eurindo Barbosa de Lacerda, n° 245, no bairro Pão de Açúcar.

Núcleo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Boa Vista

A comunidade do bairro Boa Vista e adjacências têm um núcleo movimentado pela Zumba e pelos grupos de famílias formados durante toda a semana.

Em todas as quartas-feiras, a Zumba entra em cena com aulas entre 8h30 e 9h30. Já nas terças, quartas e sextas-feiras, a atração é o Grupo Psicoterapêutico, que visa auxiliar as pessoas com atividades de bem-estar para que tenham um olhar diferente da vida.

Na terça-feira, crianças de 5 a 10 anos participam desse movimento que tem contação de histórias, das 8h às 11h. Na quarta-feira, os adolescentes participam desse projeto, das 14h às 15h30, e na sexta-feira, acontece a participação das mulheres, das 8h30 às 11h, com pintura, desenho, roda de conversa, dentre outras atividades.

A demanda de crianças atendidas chega a vinte por semana e, no total, sessenta pessoas são atendidas pelo núcleo coordenado por Aparecida das Graças Alves da Cunha. A equipe é composta por uma psicóloga, uma assistente social, uma auxiliar de serviços gerais e uma auxiliar geral.

O núcleo está localizado na Rua Tereza Guimarães Natal, n° 15, bairro Boa Vista.

Núcleo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Bom Jesus

O núcleo funciona das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 e oferta durante toda a semana atendimento para famílias que correm risco de vulnerabilidade social. O núcleo possui uma quadra esportiva que fica a disposição da comunidade.

Ao todo, a equipe de trabalho é composta por uma vigilante, uma auxiliar de serviços gerais, uma psicóloga, uma assistente social e uma recepcionista. Todos são coordenados por Edwílson Corrêia.

Em média, cinquenta crianças e cem adultos são atendidos por mês.

O núcleo fica situado na Rua Jason Armando de Paula, 170, bairro Bom Jesus.FOTOS_NUCLEOSDECONVIVENCIA (1) FOTOS_NUCLEOSDECONVIVENCIA (2)

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *