Logo Jornal Interação

foto_rodolforomeiroA edição 2016 dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) se aproxima e o que não faltam são novidades para os alunos-atletas, professores e torcedores. A Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE), organizadoras do evento, divulgaram o regulamento geral da competição com alterações em relação à edição de 2015 dos Jogos. Neste ano, não estão previstas mudanças nas etapas municipais – organizadas pelas cidades – e microrregionais, realizadas no âmbito das 47 Superintendências Regionais de Ensino da SEE entre 04 de abril e 29 de maio. Nas etapas regionais, que serão executadas de 20 a 26 de junho e obedecem à divisão em seis polos da Secretaria de Educação, há mudanças no programa das modalidades: sai o atletismo, que será disputado somente na etapa estadual – e entra a peteca. Permanecem basquete, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Divisão

A outra grande novidade para 2016 está na etapa estadual que, pela primeira vez, acontece em dois períodos. De 11 a 16 de julho serão realizadas as competições das modalidades individuais e paralímpicas. As modalidades coletivas, peteca e vôlei de praia serão disputadas no período de 1º a 7 de agosto. Além disso, neste ano serão incluídas na fase estadual dos Jogos Escolares as modalidades de rúgbi e skate em caráter de demonstração.

Jogos Escolares

O Jemg é o maior e o mais importante programa esportivo-social de Minas Gerais. Podem participar da competição as escolas públicas e particulares com alunos-atletas do ensino fundamental e médio dos 853 municípios mineiros. Os Jogos acontecem em quatro etapas (municipal, microrregional, regional e estadual), em dois módulos: módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2004, 2003 e 2002); e módulo II, do qual participam estudantes de 15 a 17 anos (nascidos em 2001, 2000 e 1999). Os campeões do Jemg representam Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, etapas nacionais.

Etapa Estadual

11 a 16 de julho: Modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, judô, luta olímpica, natação, rúgbi, skate, tênis de mesa, e xadrez. Modalidades paralímpicas: atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. 1º a 7 de agosto: Modalidades: basquete, futsal, handebol, peteca, voleibol e voleibol de praia.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *