Logo Jornal Interação

16536303A Fifa demitiu o secretário-geral Jérôme Valcke, que está sendo investigado por um caso de corrupção relacionado com a revenda de ingressos da Copa do Mundo do Brasil, em 2014, anunciou nesta quarta-feira a entidade que comanda o futebol.

Comitê de Ética da Fifa quer banir Blatter e Platini do futebol

Valcke, ex-braço direito do presidente Joseph Blatter, foi afastado do cargo no dia 17 de setembro. O francês pode receber uma suspensão de nove anos de qualquer atividade relacionada ao futebol. Além da suspensão, a Justiça interna da Fifa solicitou uma multa de 100 mil francos suíços (92 mil euros) contra o ex-número 2 da Fifa.

O juiz de instrução da Fifa determinou uma suspensão provisória de 90 dias em 8 de outubro. A medida foi prorrogada por 45 dias em 5 de janeiro.

A suspensão continua em vigor e vai além do cargo de secretário-geral, pois proíbe a presença de Valcke em qualquer atividade relacionada ao futebol.

Valcke fez Fifa pagar mais de R$ 300 mil por aluguel de imóvel de Ronaldo

O francês é acusado de ter violado vários artigos do código de ética da Fifa, como o que diz respeito ao conflito de interesses, oferecer ou aceitar presentes e outras vantagens e a recusa a colaborar, segundo a Fifa. A Justiça interna da Fifa “optou por ignorar a conduta exemplar de Jérôme Valcke e suas contribuições extraordinárias durante seu longo mandato de secretário-geral”, protestou Harry Berke, o advogado americano de Valcke, em um comunicado enviado à AFP.

Jornalista, Valcke foi afastado de sua função “até nova ordem” em 17 de setembro, depois que a imprensa inglesa revelou suas práticas.

Os jornais britânicos revelaram um esquema que teria permitido ao francês receber comissões por operações de revenda no mercado negro de milhares de ingressos da Copa do Mundo.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *