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Black Friday 2A BLACK FRIDAY (sexta-feira negra) é uma mega promoção dos varejistas, que geralmente ocorre na quarta sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças dos Estados Unidos. O evento tem duração de 24h e tem como finalidade renovar os estoques para as vendas de final de ano, sendo para o consumidor uma boa oportunidade para adiantar as compras de Natal. Este ano o Black Friday Brasil ocorrerá no dia 27 de novembro. No Brasil, ao contrário dos EUA, o Black Friday apresenta ofertas e descontos em grandes lojas do e-commerce, que abrangem desde eletrônicos a companhias aéreas e concessionárias de veículos. Os descontos podem chegar até a 80% do valor original, mas, infelizmente, muitos sites se aproveitam do evento para enganar os consumidores. Além da “maquiagem” dos preços, as maiores queixas após as compras do Black Friday são: produtos não entregues, demora na entrega, produtos trocados ou danificados, baixa qualidade. Sendo assim, o PROCON ARAXÁ dá algumas dicas para garantir ao consumidor compras mais seguras:

1 – Pesquise preços antes do BF e em vários sites
Pesquise preços pelo menos duas semanas antes da promoção em sites distintos para ter uma boa base de comparação, levando em consideração o que procuram de verdade e não se deixando levar por impulso.

2 – Cadastre-se nos sites das lojas confiáveis que vão participar do Black Friday.

2 – Só compre em sites idôneos. Desconfie de preços muito abaixo do preço médio praticado no mercado.
Verifique se o site possui reclamações formalizadas contra ele nos órgãos de defesa do consumidor. No site deve constar o endereço físico da loja, telefone para contato, email, razão social e CNPJ. Verifique, ainda, se aparece um cadeado na barra de endereços que evita o vazamento de dados durante a tansação. Entre no site da Receita Federal e confira a se a situação cadastral do e-commerce não aparece como baixada, cancelada ou inativa.

3 – Não clique em email de promoções, mesmo que seja de lojas conhecidas. Prefira acessar as páginas dos fornecedores e buscar pelo produto que você se interessou. Cuidado, também, com as ofertas e vales-presentes recebidos por SMS, WhatsApp e Instagram (perfis fakes).

4 – Leia o site atentamente
É comum que algumas lojas mudem as políticas de troca e devolução dos produtos em promoção. Por isto, verifique se no site contém informações sobre a política de troca e devolução de produtos, prazos de entrega, formas de pagamento. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a loja. Fique atento às frases escritas no rodapé da página.
5 – Guarde toda documentação relacionada com a compra, como emails trocados, número do pedido, recibos, notas fiscais, números de protocolos, dentre outros. Esses documentos serão de extrema importância para resolver qualquer problema que surja.

6 – Exija a Nota Fiscal e o Termo de Garantia dos produtos eletrônicos e eletrodomésticos.

7 – No momento da compra evite os horários de pico (meia-noite, meio-dia e após às 18h). Nesses horários os sites poderão estar congestionados e a conclusão da compra pode não se efetivar.

8 – Planeje-se. Elabore uma lista de desejos e não compre por impulso para não exceder seu orçamento e se endividar.

9 – Denuncie as irregularidades e ofertas falsas.

A Secretária Executiva do PROCON ARAXÁ, Belma Nolli, lembra que toda informação passada ao consumidor através de publicidade, torna-se obrigação e deve ser cumprida pelos lojistas e fabricantes. Além disso, completa Belma Nolli, os direitos do consumidor valem também na Black Friday e nas compras feitas pela internet, quando o fornecedor estiver estabelecidBlack Friday 1o no Brasil. Como a compra é feita fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem o direito de se arrepender da compra em até sete dias da data do recebimento da mercadoria. Outras informações podem ser adquiridas na sede do Procon de Araxá que fica na rua Dom José Gaspar, 829, no centro da cidade.

Por Editor1

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