Logo Jornal Interação

Ivanir Fidelis, cooperado da Capal, diz que o projeto também é muito importante para o produtor rural.

Alunos do 8º Período do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizam, durante toda a semana, diversas visitas a propriedades rurais da região. A comitiva, formada por cerca de 40 estudantes, faz parte do projeto de Aulas Práticas Integradas de Campo (Apic) da Escola de Medicina Veterinária da universidade.

O objetivo é promover a integração entre instituição e comunidade, visando à complementação da formação escolar, à aquisição de experiências e à coparticipação em empreendimentos para o desenvolvimento social e econômico das comunidades rurais. O projeto conta com o apoio da Capal, Itambé, Prefeitura de Araxá, Sicoob Crediara e MultiTécnica.

 

A viagem, que tem a coordenação geral do professor Décio Souza Graça, tem, entre as ações específicas, o levantamento sanitário do rebanho, a avaliação reprodutiva de fêmeas e machos, problemas relacionados ao manejo, nutrição e instalações, além de recomendações de medidas sanitárias, clínicas, de manejo, nutrição e reprodução aplicáveis à região.

Ao todo, cerca de 20 propriedades rurais recebem a visita, por meio das quais professores, alunos e proprietários realizam diferentes práticas e participam de espaços de discussão, o que permite novos aprendizados e o contato com diferentes sistemas rurais.

De acordo com o professor, o Apic proporciona aos alunos colocarem em prática tudo que aprendem dentro da sala de aula. “A ideia é que esses estudantes possam implementar determinadas práticas que não têm oportunidade de realizar durantes as aulas na Universidade. Não é só um complemento curricular, é também uma oportunidade de experiência profissional. Um exemplo é o diretor da Capal, dr. Caio Côrtes, que foi nosso aluno e participou efetivamente desse projeto quando era aluno da UFMG. Fiquei extremamente feliz ao visitar a Capal e conhecer o  trabalho que ele realiza na região. Grande parte do que é feito na Fábrica de Ração da Capal, foi um aprendizado que ele adquiriu na nossa escola veterinária”, pontuou.

Ivanir Fidelis, cooperado da Capal que recebeu uma comitiva de estudantes em sua propriedade disse que o projeto também é muito importante para o produtor rural. “É uma oportunidade de mostrar aquilo que realizamos dentro da nossa fazenda. As ações que realizamos são como trabalhamos na produção de leite e manejo dos animais. Se tiver algo sendo feito errado, os alunos e os professores vão apontar. É uma grande experiência que temos e uma gratificação muito grande saber que estamos proporcionando algo novo para esses alunos. Tenho certeza de que muita coisa que apreenderem aqui será utilizado na vida profissional deles”, ressaltou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Wander Prugger, afirmou que é uma honra para Araxá receber alunos da UFMG. “Um dos pontos positivos desse projeto é justamente trazer novas tecnologias, novos métodos, tudo aquilo que está sendo ensinado dentro da universidade, para o nosso produtor rural. É um intercâmbio que ajuda na formação de futuros profissionais da área e também de aperfeiçoamento das propriedades da nossa região. A Capal já trabalha muito bem essa capacitação do homem do campo, mas o APIC é aquilo que existe de mais novo em termos de conhecimento. O trabalho da Capal, juntamente com um projeto como o APIC, é extremamente importante para nossa região.”

A coordenadora da comitiva de alunos, Joana Palhares, salientou que, muitas vezes, o conteúdo ensinado em sala de aula não é de fácil aplicação no campo. “Araxá é uma grande bacia leiteira e podemos aprender, na prática, tudo que vimos em todos esses períodos de universidade. Muitas escolas não têm esse projeto como a UFMG, muitas não têm esse trabalho de campo. Estamos tendo uma grande oportunidade. Para nossa formação profissional é excelente, pois, a cada dia, saímos com um professor diferente para visitar determinada propriedade e debater sobre um assunto especifico”, concluiu.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *