Logo Jornal Interação

Armindo Maia

PANORAMA POLÍTICO

Bastidores das eleições municipais à parte, o que deverá ser tratado a partir de agora é a questão de situação legal da atual mesa diretora da Câmara Municipal de Araxá. O motivo é que está sendo contestado por alguns parlamentares, pelos eleitores e pela mídia em geral a legitimidade da eleição da atual mesa, a qual o ex-presidente Miguel Júnior, teria comprado apoio político para lograr êxito na referida eleição. Será que os demais integrantes da chapa que Miguel encabeçava não sabiam de nada? Eu não sei!

NA CASA DO POVO

????????????????????????????????????

Na tarde da última segunda-feira ( dia 31 de agosto), a Câmara Municipal de Araxá, empossou mais dois vereadores reservas. Os suplentes Neia da Uninorte ocupa o lugar de José Domingos, enquanto Adolfo Segurança ( foto) assume a cadeira de Eustáquio Pereira. Os vereadores foram afastados por causa das investigações de compra de apoio político no Legislativo.

NÃO É CANDIDATO

????????????????????????????????????

Defensor ferrenho da apuração total de todas as denúncias e suspeitas de irregularidades e atos criminosos envolvendo parlamentares, assessores e ações de delitos na Câmara Municipal de Araxá, o vereador do PDT de Araxá Mauro do Detran ( foto), disse que não tem nenhuma intenção de ser candidato a qualquer cargo dentro do sistema de coordenação da mesa diretora do Legislativo local.

POLÍTICA NACIONAL

A proposta de Lei Orçamentária Anual (Ploa) 2016 do governo Dilma do PT, entregue ao Congresso Nacional esta semana, prevê que as contas públicas fecharão com um déficit de R$ 30,5 bilhões em 2016, aproximadamente 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, o governo estima que a economia vá crescer 0,2% em 2016 em relação a este ano. Outro parâmetro macroeconômico usado na elaboração do Orçamento é a previsão de inflação de 5,4% medida pelo IPCA em 2016. O salário mínimo deve subir para R$ 865,50, de acordo com o projeto.

OPOSIÇÃO CONTRA ATACA

Diante do anunciado pela presidente Dilma do PT, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou no início da semana, que a entrega ao Congresso de uma proposta de orçamento deficitário para 2016 é “testar a incapacidade e incompetência do governo atual de governar o País”. “O governo sequer consegue apresentar uma proposta de orçamento equilibrada. Não podemos afastar a possibilidade da perda do grau de investimento do Brasil, que impactará não só sobre o governo, mas sobre os cidadãos brasileiros, já que ficará mais difícil a obtenção de financiamentos, créditos”, disse. Ele ressaltou que o governo petista não sabe fazer corte na máquina pública, de gastos, e que se sustenta com “aumento de impostos e supressão de direitos.” “O Brasil está em recessão técnica. Nós avisávamos e alertávamos para isso, mas a resposta do governo foi desdém absoluto. Hoje, podemos afirmar, lamentavelmente, que o Brasil não tem governo”, afirmou o tucano.

DESFILE CÍVICO

Está quase tudo pronto para a realização do desfile cívico de sete de setembro em Araxá, na manhã da próxima segunda feira. Este ano a parada cívica será especial e coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, que vai mobilizar toda comunidade organizada do município que vai destacar no 7 de Setembro, as comemorações dos 150 anos da cidade de Araxá. Segundo o prefeito Aracely de Paula, “ este desfile será o ponto alto do nosso Sesquicentenário”.

TEMPO SECO

Como o JORNAL INTERAÇÃO, já havia informado duas edições anteriores, o tempo vai continuar seco em Araxá e região, pelo menos por mais uns 30 dias. De acordo com o Observador Meteorológico de Araxá, Veríssimo Melo, a umidade relativa do ar nas últimas semanas no município de Araxá está ficando em torno de 20 por cento durante o dia. O tempo está tão seco por aqui, que esta porcentagem é considerada de clima de deserto.

PROGRAMA DE CULINÁRIA

FOTO PROGRAA DE CULINAÁRIA

Além de cantora e atriz, Mariana Rios( foto) vai estrear como apresentadora. Agora no Super bonita, do GNT, ela vai ter um quadro, assim como Patrícia De Jesus e outras musas. A atriz avaliou a atração e declarou estar muito à vontade com a nova empreitada. “Eu adoro, me divirto e me sinto muito à vontade. Gosto de falar para as pessoas, curto entrevistas. Não tenho qualquer dificuldade para apresentar”. Mariana ainda contou que perdeu seis quilos para estrear no programa e declarou que nunca teve muita dificuldade para emagrecer, o problema mesmo são as besteiras (que acabam causando uma tentação e tanto).

CAMPEONATO AMADOR

A 10º rodada do certame de futebol amador da primeira divisão de Araxá, disputada no último domingo teve os seguintes resultados: GEF 0 X 1Tigrão, Estádio Délcio Campolina, Vila Nova 4 X 0 Mercado, Estádio Honorízio Pereira Veloso, Palmeri 5 X 1 Operário, Estádio Honorízio Pereira Veloso, Santa Terezinha 1 X 1 Grei, Estádio do Santa Terezinha, Planeta 2 X 1 Ipiranga, Estádio do Santa Terezinha, Ferrocarril 0 X 0 Estância, Estádio Ernesto Stefani e Dínamo 3 X 1 Internacional, Estádio Paraisão. Após a rodada o Grei lidera a competição com 23 pontos ganhos, seguido pelo Dínamo por 21 pontos.

COPA AMPLA

No final da semana que passou foi realizada mais uma rodada da Copa Ampla de Futebol. Na principal partida da rodada a Seleção Amadora de Araxá, venceu a Seleção Amadora de Campos Altos, por 3 a 1, no sábado, dia 29, no Estádio Quinzinho Nery, em Campos Altos. Até agora o escrete araxaense lidera o certame com 18 pontos ganhos; são seis jogos e seis vitórias.

RURALÃO DO SESQUICENTENÁRIO

Realizada no último domingo, dia 30 de agosto, a sétima rodada da primeira fase do Ruralão do Sesquicentenário. Confira os resultados: Fazenda Máfia 1 X 0 Chácara Dona Délia, Juventude da Antinha 3 X 1 Fazenda Bela Vista, Itaipu 2 X 2 Gondins e Fazenda São João 2 X 0 Fazenda Campos. Fazenda Máfia e Chácara Dona Adélia, lideram a competição com 15 pontos ganhos.

GANSINHO E GALO

Após mais de dois meses de paralisação, finalmente recomeçará amanhã ( dia 05 de setembro) do Hexagonal Final do Campeonato Mineiro Sub-20, promovido pela Federação Mineira de Futebol. A estréia do time do Gansinho será neste sábado às 15 horas em Beagá contra o time de juniores do Atlético Mineiro. Também vão jogar amanhã pela competição de juniores; Villa Nova e Cruzeiro e Santarritense e América Mineiro.

NOTÍCIAS DO GALO

Totalmente focado agora no Campeonato Brasileiro, depois da eliminação na Copa do Brasil para o time do Figueirense, a equipe do Atlético Mineiro, que venceu o Fluminense por dois a um no domingo passado, entrou em campo no meio de semana em Beagá para pegar o Atlético Paranaense. Neste final de semana ( sábado), amanhã as 18:30 horas contra o Vasco da Gama no Rio de Janeiro.

A QUEDA DE LUXEMBURGO

O técnico Vanderlei Luxemburgo, não é mais o técnico do Cruzeiro. Na última segunda-feira, dia 31 de agosto, a direção da Raposa demitiu o treinador depois de seis jogos sem vencer e culminando com a eliminação da Copa do Brasil para o Palmeiras no Mineirão e a derrota no domingo passado em Beagá para o Santos. Com Vanderlei também foi demitido o diretor de futebol Isaias Tinoco.

NOTÍCIAS DA RAPOSA

Após a eliminação da Copa do Brasil para o Palmeiras e da derrota no domingo passado por 1 a 0 para o time do Santos no estádio do Mineirão, o Cruzeiro volta à campo no próximo domingo pelas manhã ( 11 horas) para pegar o time do Figueirense.

VAGÕES ABANDONADOS

A mais de dois anos centenas de vagões da empresa de ferrovia – Centro Atlântica, estão parados e abandonados nos trilhos a linha de ferro, num entreposto da ferrovia próximo a cidade de Araxá, cerca de 15 quilômetros, paralelo ao longo da rodovia BR 262, próximo ao primeiro viaduto de acesso ao distrito rural de Itaipu. Tentamos entrar em contato com a direção da ferrovia, mas não recebemos retorno. Calculamos que são mais de 200 vagões sendo destruídos pela ação do tempo.

A VOLTA DA LEGIÃO URBANA

FOTO - A VOLTA DA LEGIÃO URBANA

‘Parte do sonho não acabou’. Para os fãs da lendária e genial Banda Legião Urbana, que tinha no comando o saudoso poeta Renato Russo, anunciou na semana que passou que deverá voltar à ativa quase 30 anos depois. A banda brasiliense Legião Urbana ( foto) volta a ativa e se prepara para subir aos palcos em outubro. Formada pelos integrantes originais da época de Renato Russo, Dado Villa-Lobos na guitarra, Marcelo Bonfá na bateria e Planet Hemp, o Formigão, no baixo, o grupo agora é liderado por André Frateschi nos vocais. A volta da banda só foi possível graças à vitória na justiça que Dado e Bonfá conseguiram sobre o herdeiro de Renato Russo, Giuliano Manfredini. Depois de anos lutando pelo direito de uso do nome Legião Urbana e das músicas do grupo, os músicos se preparam no Rio de Janeiro para turnê com 25 datas por todo o país. O show base será comandado pelo diretor de teatro Felipe Hirsch.

OS MELHORES FILMES DO MUNDO

Hoje na sessão ‘Os Melhores Filmes do Mundo’, nosso consultor da sétima arte, o jornalista Chico Géa, indica o clássico, ‘O Mensageiro do Diabo’, um filme do ano de 1955 em preto e branco com direção de Charles Laughton. Trata-se de uma violenta história sobre um serial killer ( matador de mulheres em série), interpretado por Robert Mitchum, sendo ele também um pastor de uma igreja evangélica. No elenco destaque para: Robert Mitchum, Shelley Winters e Lilian Gish. Vale a pena conferir!

O SUCESSO DO FESTIVAL LITERÁRIO

Foto: Jackson Romanelli/Infinito. 27/08/2015.  Araxa. Minas Gerais. Brasil. Festival de Literatura de Araxá. Na foto a abertura da Livraria Leitura.

Certamente a edição 2015 do Fliaraxá (foto), encerrada no domingo que passou ( dia 30 de agosto), no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto, foi um evento sem defeito e sucesso de público e de crítica. Em quatro dias de evento, cerca de 15 mil pessoas passaram pelo Festival Literário. Ao todo foram vendidos 56 mil livros. Mais de 40 autores e escritores de renome nos cenários nacional e internacional abrilhantaram o evento.

O GENIAL E GENTIL MAURÍCIO DE SOUSA

FOTO  - O GENIAL E GENTIL MAURÍCIO DE SOUSA

Entre tantos nomes famosos da literatura e das letras que estiveram presentes nos 5 dias do Festival Literário de Araxá, um nome em especial chamou a atenção de todos ( imprensa, publico de todas as idades e imprensa); um senhor de 80 anos, que no outono da vida, ainda consegue encantar e ter humildade, carinho e amor para contar histórias mágicas para os baixinhos e todas as idades; senhor Maurício de Sousa de 80 anos ( foto), criador da Turma da Mônica, que deu exemplo do verdadeiro gênio e mestre da humildade.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *