Logo Jornal Interação

ARMINDO MAIA

PANORAMA POLÍTICO

O panorama na política local ( Araxá), nos últimos dias não é nada animador e tem perspectivas bastante nebulosas. O escândalo sobre o desvio de dinheiro da Santa Casa, envolvendo vereadores, assessores parlamentares, secretário municipal e ex-prefeito, mancha a imagem do Legislativo Araxaense, de políticos e principalmente causa no eleitor e na comunidade em geral uma desconfiança e descrença com a classe política em geral.

ELEIÇÕES 2016

ELEIÇÕES 2016

Depois de se filiarem ao PSDB de Araxá, os ex-vereadores José Concinato de Ávila e Edvaldo Carneiro( foto), já trabalham de olho nas eleições municipais do ano que vem. Estive rapidamente no final da semana que passou com os dois políticos que pretendem voltar à ativa na contenda eleitoral de 2016. Zé Cincinato sonha com o executivo e Edvaldo com a volta à Câmara Municipal.

NA CÂMARA MUNICIPAL

O clima a Câmara Municipal de Araxá, depois dos problemas relacionados com a justiça em relação ao caso de desvio de dinheiro da Santa Casa de Araxá é de expectativa, temor, desconfiança e principalmente cautela. As prisões de vários vereadores e assessores parlamentares mancharam a imagem do Legislativo Municipal e causaram surpresa e revolta nos eleitores e comunidade locais. O assunto que virou caso de polícia e poderá ter desdobramentos já ganhou a mídia nacional.

NA PREFEITURA

NA PREFEITURA

Em meio a mais essa turbulência em Araxá, que envolve políticos ( vereadores e secretário), assessores, empresários e funcionários da Santa Casa de Araxá, na Prefeitura de Araxá, Aracely de Paula (foto),a vice Lídia Jordão e seus assessores e colaboradores trabalhar para que o clima e o momento complicado da Câmara Municipal e de alguns agentes públicos, não interfira na condução dos trabalhos, serviços e projetos de teor social e coletivo para o municipal de Araxá.

QUE PAÍS É ESTE?

Virou um verdadeiro balaio de gato a situação a política e dos políticos do meu pobre Brasil. Em Araxá a situação é delicada, mas o que preocupa mesmo são as ações criminosas, de corrupção, má gestão do dinheiro público, desvio de bilhões de reais dos cofres públicos que deveria ser aplicados em serviços, projetos e ações sociais. A cada dia políticos graduados, grandes empresários e gente do alto escalão do governo e da elite empresarial são denunciados e presos. A crise política e institucional do País já está afetando a economia e pondo em risco a democracia nacional. Até quando essa situação vai perdurar? E o povo até quando vai aguentar calado esse martírio arbitrário, injusto e cruel que assola milhões de trabalhadores e suas famílias? Só lembrando o poeta Renato Russo; Que Pais é Este.”

O 13º DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS

O Ministério da Fazenda confirmou nesse sábado que a antecipação do 13º de aposentados e pensionistas do INSS será paga, de forma parcelada, em setembro e outubro. Em cada uma das duas parcelas, será creditado 25% do total que o beneficiário tem direito a receber. Os outros 50% entram na folha de pagamento do mês de dezembro.

PAULO ABREU

PAULO ABREU

É com muito pesar e tristeza que informamos neste espaço o falecimento na semana que passou, do amigo Paulo Abreu( foto), que era funcionário da Casa França e também dedicado voluntário (presidente) do Recanto do Idoso de São Vicente de Paulo de Araxá. Paulinho, além de muito humilde e humano era uma pessoa pura de alma e coração. Este colunista teve a honra de ser amigo dele e também jogar futebol de salão com o talentoso e craque da bola pesada ‘Ratão’. Que Deus de um bom lugar para Paulinho Abreu e conforte toda a família!

SÁBIAS PALAVRAS

SÁBIAS PALAVRAS

No final da semana que passou encontrei-me rapidamente com o advogado, produtor rural, ex-vereador e ex-prefeito de Araxá, Dr. Waldir Benevides de Ávila ( foto), que resumiu em uma frase conhecida, o momento ruim que passa a cidade de Araxá em termos de problemas envolvendo instituições, políticos e gente conhecida. ‘Waldirão’ foi curto e grosso: “ o pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é pouco demais.” Sábias palavras!

TAÇA MINAS GERAIS

Na semana que passou o presidente do Araxá Esporte Clube, Daílson Letierri, disse a este articulista, que mesmo com o período de transição no clube, com a chegada das eleições, ele tem mantido contatos com a direção da Federação Mineira de Futebol no sentido de garantir o Ganso em competições oficiais que possam ser promovidas pela FMF neste segundo semestre de 2015. De acordo com o presidente do Ganso, existe a possibilidade da Federação realizar ainda este ano a Taça Minas Gerais, com vagas para a Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro.

CERTAME AMADOR

Após o recesso no dia 16 de agosto ( feriado de Nossa Senhora a Abadia) no Campeonato Amador da Primeira Divisão de 2015, a bola voltou a rolar no Amadorão de Araxá, no último final de semana pela 9º rodada da primeira fase. Confira os resultados: Vila Nova 2×0 Ipiranga, Ferrocarril 1×2 Palmeri, Operário 0x4 Tigrão, Grei 2×1 Planeta, Dínamo 2×0 Mercado e GEF 1×2 Santa Terezinha. Até o momento a liderança do certame amador de Araxá é do Grei, com 22 pontos ganhos.

RURALÃO DO SESQUICENTENÁRIO

Quatro jogos movimentaram no domingo passado, dia 23 de agosto a 6ª rodada do Ruralão 2015. Confira os resultados: Fazenda Máfia X Chácara Dona Adélia, às 9h, na Fazenda Campos, Fazenda Bela Vista X Juventude Antinha, às 11h, na Fazenda Campos, Gondins X Itaipu, às 9h, no Itaipu e – Fazenda Campos X Fazenda São João, às 11h, no Itaipu. Folgou na rodada a equipe do Cala Boca. Até o momento a competição tem a liderança da Fazenda Máfia com 15 pontos.

NA RAPOSA

Na estréia do returno do Campeonato Brasileiro no domingo passado, o time do Cruzeiro apanhou de novo. A derrota foi em São Paulo para o time do Corinthians por 3 a 0. No meio desta semana a Raposa voltou a campo pela Copa do Brasil, onde recebeu o Palmeiras no Mineirão pelo jogo de volta das oitavas e final. No próximo domingo as 18:30, o time azul pega o Santos no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro.

NO GALO

Já o time do Atlético Mineiro venceu depois de quatro jogos sem vitória, jogando contra o Palmeiras no estádio Independência por 2 a 1 de virada. No meio de semana o Galo voltou a campo pela Copa do Brasil, atuando em Santa Catarina contra o Figueirense no jogo de volta das oitavas de Final. No próximo domingo, dia 30 de agosto o Atlético Mineiro vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense pelo Brasileirão as quatro horas da tarde no estádio o Maracanã.

SETE DE SETEMBRO DO SEQUICENTERNÁRIO

Além da Prefeitura de Araxá, na coordenação principal da Secretaria Municipal de Educação e demais setores da administração municipal, clubes sociais, de serviços, várias entidades, empresas e organizações representativas da comunidade, estão se mobilizando e se preparando para as comemorações dos 150 anos de Araxá. O ponto alto das celebrações do Sesquicentenário será no desfile cívico de sete de setembro.

MARINA RIOS NO JÔ

MARIANA RIOS NO JÔ

Quem marcou presença com muita alegria e talento no Programa o Jô ( Rede Globo) esta semana, foi a atriz e cantora araxaense Mariana Rios (foto). Sempre muito bem humorada e divertida, Mariana falou de sua cidade natal ( Araxá), da família, de amigos, contou histórias engraçadas de sua infância em Araxá e de seus novos projetos profissionais.

COMEÇOU O FLIARAXÁ 2015

Um dos maiores Festivais Literários do Brasil e até mesmo do exterior ( Fliaraxá), começou na última quarta-feira em nossa cidade. A 4º edição do Festival Literário de Araxá, vai reunir até o próximo domingo ( 30), mais de 40 escritores nacionais e estrangeiros. Nomes consagrados da literatura, arte e cultura. O evento gratuito acontece na Fundação Cultural Calmon Barreto de Araxá, e é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Circuito CBMM de Cultura, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio cultural do Itaú, realização da Associação Cultural Sempre Um Papo, e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Araxá, por meio da Secretaria Municipal Especial de Turismo e Eventos e Fundação Cultural Calmon Barreto.

GRANDES NOMES DAS LETRAS REUNIDOS

GRANDES NOMES DAS LETRAS REUNIDOS

Destacar a qualidade, o quilate, talento e obras de todos os personagens que estão em Araxá participando do Festival Literário 2015 seria muito difícil, pois aqui estão reunidos os melhores e consagrados nomes das letras do Brasil e exterior. No entanto ao poderia deixar de fazer uma lembrança especial à Maurício de Sousa da Turma da Mônica, a jornalista Míriam Leitão da Rede Globo, do escritor e jornalista Xico Sá e da especial jornalista, escritora, apresentadora de televisão, mas principalmente araxaense consagrada Leila Ferreira ( foto).

COMEMORANDO

COMEMORANDO

Hoje queremos cumprimentar e abraçar o nosso amigo Raicyr Pereira de Oliveira(foto), que é garçom, no Bar o Luizinho, lá no Clube Araxá, por mais um aniversário completado na semana que passou. Ao dedicado e sempre gentil ‘Raí’, que tem nome de craque e é torcedor do Galo Mineiro, nosso forte abraço e votos de muita paz, saúde e felicidades. Parabéns!

OS MELHORES FILMES DO MUNDO

Hoje na sessão ‘Os Melhores Filmes do Mundo’, nosso mestre da sétima arte, jornalista, escritor, crítico de cinema e historiador, Francisco José Géa, indica o clássico, ‘ Um Corpo Que Cai’, do ano de 1958, com direção do genial Alfred Hitchcock. O filme conta a história do detetive Scottie Fergusson, aposentado por sofrer vertigem de alturas, contratado por um ex-colega de faculdade para vigiar a mulher dele, Madeleine, uma suicida em potencial. No elenco destaque para; James Stewart, Kim Novak e Barbara Bel. Bom demais mesmo!

MÁRIO SÉRGIO CORTELLA EM ARAXÁ

MÁRIO SÉRGIO CORTELLA EM ARAXÁ

Mario Sergio Cortella de 61 anos ( foto) é filósofo, escritor e professor paranaense. É graduado em filosofia pela Faculdade Nossa Senhora de Medianeira, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP. É o criador da série de livros “O que a vida me ensinou”. Ex-monge, a espiritualidade está sempre presente em sua obra. Esse consagrado filósofo e palestrante, estará em nossa cidade, no dia 08 de outubro as 19:30 horas no Grande Hotel do Barreiro, para ministrar a palestra, ‘ Qual é a Tua Obra? A realização é da Acia e Sebrae.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *