Logo Jornal Interação

Por: Alcino de Freitas

Para os jovens araxaenses que não tiveram o privilégio de ver e nem de escutar sobre a Seleção Brasileira de Futebol que esteve em Araxá por duas vezes, vamos contar um pouquinho desta história. A primeira vez, em 1950 quando, a Seleção hospedou-se no Grande Hotel do Barreiro, eu só tinha 8 anos. Lembro-me de poucas coisas, mas, através das informações e fotos podemos contar o seguinte: 28 jogadores convocados pelo técnico Flávio Costa e pelo coordenador Vicente Feola, ficaram hospedados 32 dias em Araxá. Flávio Costa, ficou muito pouco em nossa cidade, pois, viajou a Europa para assistir jogos da Inglaterra e da Espanha, deixando o coordenador Vicente Feola, técnico da Seleção Paulista encarregado da preparação dos jogadores. No segundo treino da Seleção no dia 19 de abril de 1950, as equipes iniciaram o treino assim: Ipiranga: Barbosa, Augusto e Mauro; Bauer, Rui e Bigode; Friaça, Zizinho, Baltazar, Jair e Rodrigues.

Najá: Castilho, Santos e Juvenal; Ely, Danilo e Noronha; Tesourinha, Maneca, Ademir, Pinga e Chico.
Completando a lista dos 28 convocados figuraram no banco de reservas os seguintes jogadores: Nena, Pindaro, Bradãozinho, Alfredo, Adãozinho e Ipojucan.

Por que Ipiranga e Najá? Eram os dois clubes rivais de Araxá e a Seleção prestou uma homenagem a eles. Para quem não sabe o Brasil foi vice-campeão em 1950, perdendo na partida final no Maracanã, para a Seleção do Uruguai por 2 a 1.

1958 – A Seleção volta a se concentrar em Araxá e pela primeira vez sagra-se campeã mundial na Suécia.
A Seleção Brasileira de Futebol não ficou muito tempo hospedada no Grande Hotel em Araxá, pouco mais de uma semana. Antes de vir para Araxá, estiveram hospedados por uma semanaem Poços de Caldas. Desta feita, para orgulho nosso, um araxaense fôra convocado para integrar a Seleção. Francisco Ferreira de Aguiar (Formiga), araxaense, nascido aos 11 de novembro de 1930, filho de José Antero Aguiar e Ednah Santos Aguiar. Formiga que atuou pelo Santos, Palmeiras e Seleção Brasileira, sendo depois, técnico de futebol, nacional e internacional. Em 1958,as equipes da Seleção Brasileira também treinaram no Estádio Municipal Fausto Alvim, com as camisas de Najá e Ipiranga. Resumindo o grande feito da Seleção Brasileira campeã mundial de 1958 pela primeira vez, a partida final foi realizada no dia 29 de julho de 1958, no Estádio de Raasundaem (Estocolmo) na Suécia.

Brasil: Gilmar, Djalma santos, Belline, Orlando e Nilton Santos; Zito, Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Zagalo. Técnico: Vicente Feola.

Suécia: Svensson, Bergmark, Axbom; Borgesson, Gustavsson, Parling; Harim, Gren, Simonsson, Liedholm e Skoglund.

O Brasil venceu a Suécia por 5 a 2 com2 gols de Vavá, 2 de Pelé e 1 de Zagalo.

Para a Suécia marcaram: Liedholm e Simonssom.

O Brasil pela primeira vez jogou com uniforme azul, pois, ambos os times tinham o uniforme nº 1 em amarelo. Dr. Paulo Machado de Carvalho, dirigente da delegação brasileira ficou conhecido como o “Marechal da Vitória”.

1950  - Seleção Brasileira com a camisa do Najá

1950 – Seleção Brasileira com a camisa do Najá. Em pé: Vicente Feola, Flávio Costa, Rui, Alfredo I, Barbosa, Mauro, Bauer, Bigode e Alfredo II. Agachados: Paulo Amaral, Márcio Américo, Tesourinha, Zizinho, Ademir, Jair Rosa Pinto e Chico.

1950 - Seleção Brasileira com a camisa do Ipiranga

1950 – Seleção Brasileira com a camisa do Ipiranga. Em pé: Eli, Nilton Santos, Danilo Alvim (príncipe), Juvenal, Noronha e Castilho. Agachados: Friaça, Maneca, Baltazar (cabecinha de ouro), Pinga e Rodrigues.

1958 - Seleção Brasileira com a camisa do Ipiranga

1958 – Seleção Brasileira com a camisa do Ipiranga. Em pé: Altair, Cacá, Ernane (Goleiro do América), Orlando Peçanha, Mauro Ramos e Roberto Belanger. Agachados: Joel, Moacir, Gino, Pelé e Pepe.

1958 - Seleção Brasileira com a camisa do Najá

1958 – Seleção Brasileira com a camisa do Najá. Em pé: Carlos Alberto (Goleiro do Vasco), Djalma Santos, Belline, Nilton Santos, Zito, Formiga, Domingos Santos (Prefeito). Agachados Garricha, Didi, Vavá, Dida e Zagalo.

1958 - Seleção Brasileira com a camisa Oficial (CAPA)

1958 – Seleção Brasileira com a camisa Oficial. Em pé: Dr. Olavo Drumonnd, De Sordi, Oreco, Zozimo, Dino Sani, Domingos Santos (Prefeito), Castilho, Mauro Ramos e o Técnico Vicente Feola. Agachados, Mario Américo (Massagista), Garrincha, Moacir, Vavá, Dida e Zagalo.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *