Logo Jornal Interação

EDILAMAR EGRESSA2

01 – NOME: Edilamar Luiza Pacheco

02 – FILIAÇÃO: Francisco Lázaro Pacheco
Margarida Luiza Pacheco

03 – CIDADE NATAL: Araxá

04 – CÔNJUGE: ——-

05 – FILHOS: Pedro Augusto Pacheco, 23 anos. Cursando Sistema de Informação no UNIARAXÁ

06 – FORMAÇÃO ACADÊMICA:

Formação Superior: Pedagogia / Orientação Educacional pela FAFI
Supervisão Escolar pela Faculdade Claretianas de Batatais

Especialização: Supervisão Escolar pelo UNIARAXÁ
Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Fundamental pela UFJF

07 – ANO DE FORMATURA:
Pedagogia: 1987
Supervisão Escolar: 2002
Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Fundamental: 2010

08 – OPÇÃO PELO CURSO:
No ensino médio, optei pelo curso profissionalizante para professores conhecido como Magistério na Escola Estadual Dom José Gaspar. Comecei a dar aula para crianças do ensino fundamental e da educação infantil, mas senti a necessidade de complementar a minha formação com um curso superior e especialização. Além disso, escolhi Pedagogia por acreditar que para ser professor não basta apenas querer ver transformações, é necessário fazer parte dessa transformação e, sendo uma pedagoga fui capaz de fazer parte das mudanças buscadas no âmbito educacional.

09 – RELATO DA EXPERIÊNCIA ENQUANTO ACADÊMICO:
Durante meu período como universitária, foram várias as experiências vividas, umas marcaram mais, outras menos. Dentre todas, cito a convivência com a saudosa Professora Romália, que com suas palavras doces e firmes demonstrava seu amor pela educação, o qual era contagiante e irradiava entre nós, alunos, a certeza de termos feito a escolha certa. Trouxe-nos seu exemplo de vida profissional; ensinou-nos que, independentemente dos obstáculos encontrados, a persistência e a força de vontade devem prevalecer sempre, por serem qualidades que quebram barreiras, muitas vezes intransponíveis na busca por ideais. Tendo-a como referência, o curso de Pedagogia foi o grande propulsor de mudanças positivas em minha vida, o que me fez e faz buscar constantemente o aperfeiçoamento pessoal e profissional.

10 – VIDA PROFISSIONAL (ANEXAR CURRICULUN VITAE – CASES DE SUCESSO):
Sou uma dessas pessoas simples, ponderadas, mas que falam com firmeza, sabedoria e uma inigualável segurança. Não nasci em berço de ouro, mas tive de meus pais, o saudoso Francisco e Margarida, uma educação de ouro. Segunda filha de uma família composta de mais quatro irmãos, nasci e fui criada no setor sul de Araxá e tive uma infância inesquecível com brincadeiras nos trilhos do trem de ferro. Contar vagões e empinar pipas era meu passa tempo preferido. Sou mãe do jovem Pedro Augusto Pacheco, que herdou de mim o desejo de trabalhar, progredir e mudar a realidade que vivemos.
Minha adolescência foi uma verdadeira magia entre o trabalho e o estudo, pois comecei a trabalhar muito cedo. Aos 14 anos já trabalhava no comércio local, mas o trabalho nunca foi impedimento para avançar nos estudos e fazer da minha vida, uma vida de realizações.
Escolhi o magistério como profissão por acreditar que a educação é a maior aliada para o desenvolvimento da humanidade e que a missão de um professor é ajudar a transformar os potenciais dos alunos em competências para a vida. Cursei pedagogia com habilitação em administração escolar e Orientação Educacional na FAFI – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá e Supervisão Escolar na Faculdade Claretianas de Batatais. Especializei-me em Supervisão Escolar pelo UNIARAXÁ e em Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Fundamental pela UFJF.
Minha extensa caminhada pelo magistério me oportunizou exercer várias funções dentro da educação como: professora do ensino da Educação Infantil, Ensino Fundamental anos Iniciais e EJA (Educação de Jovens e Adultos), Supervisora Pedagógica, Diretora Escolar, Coordenadora Pedagógica do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Araxá e Tutoria do Programa Nacional de Formação Continuada nas Ações do FNDE – Formação pela Escola e UAITEC-Intel Educar. No Fórum Municipal de Educação promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Programa “Sua Escola a 2000 por hora” do Instituto Ayrton Senna em 2008, ministrei Oficina Pedagógica abordando o tema “Blogs na Educação como recurso pedagógico.” Tive várias participações em EACs – Experiência de Aprendizagem Colaborativa – promovida pelo Instituto Ayrton Senna, fóruns, congressos, seminários e palestras. Mas foi como professora que descobri a facilidade em lidar com o outro, administrar e conviver com as diferenças. Nada melhor que a escola, onde os pensamentos são efervescentes e as ideias surgem a uma velocidade descomunal para testar a disciplina, o gosto e o real compromisso com o que se faz. Para mim, trabalhar com a educação é estar sempre ampliando conhecimentos e sabedoria, é estar em constante aprimoramento do ser, do conviver, do conhecer e do aprender cada vez mais.
Além da atuação na área da educação, também acumulei em minha trajetória de vida várias experiências: trabalhei no comércio local, militei em partidos políticos, tendo inclusive trabalhado na Casa Legislativa de Araxá. Coordenei o Centro de Convivência do Bairro Santa Terezinha; sou sócia Fundadora da ASERPA – Associação dos Funcionários Públicos Municipal de Araxá; fui Presidente do CAC’S FUNDEB gestão 2009/2010 e Conselheira do CAE – Conselho Municipal de Alimentação Escolar.
Atualmente meu tempo está dividido entre o trabalho de Professora Formadora das Tecnologias Educacionais na Escola Municipal Alice Moura, tutoria do Programa Nacional de Formação Continuada nas Ações do FNDE – Formação Pela Escola e os afazeres domésticos.
O constante aprimoramento profissional está presente em minha vida, diante disso participei e conclui com êxito em 2015 a Fase I e Fase II do Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares pela Unb e UFU e o Curso de Conselho Municipal de Educação pela UFSJ.
Se me perguntarem a receita para ser feliz, com firmeza respondo: determinação e ousadia para encarar e tentar fazer mudanças, e tranquilidade para vencer os desafios!

11 – ÁREA QUE ATUALMENTE ATUA (ONDE JÁ ATUOU):
Atualmente sou Professora Formadora das Tecnologias Educacionais na Escola Municipal Alice Moura e tutora do Programa Nacional de Formação Continuada à Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola.

Experiências de 1986 à 2015
 Professor de Educação Básica – Educação Infantil
 Professor de Educação Básica – Anos Iniciais e EJA
 Supervisora Pedagógica em escolas da Rede Municipal de Ensino Araxá-MG
 Professor Formador das Tecnologias Educacionais na Rede Municipal de Ensino
 Diretor da Escola Municipal Professora Leonilda Montandon.
 Coordenadora Pedagógica do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação.
 Professora Interlocutora do Instituto Ayrton Senna – Programa Sua Escola a 2000 por Hora.
 Tutoria do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Programa Formação pela Escola
 Tutoria do Curso Colaboração na Sala de Aula Digital da UATEC/Intel Educar
 Presidente do CAC’s – FUNDEB (Conselho Municipal de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica de Araxá, gestão 2009/2010).
 Conselheira do CAE – Conselho Municipal de Alimentação Escola.
 Sócia Fundadora da ASERPA – Associação dos Funcionários Públicos Municipal de Araxá.

12 – UNIARAXÁ SOB SUA ÓTICA ENQUANTO INSTITUIÇÃO/GESTÃO:
O UNIARAXÁ é história, é qualidade em educação, é formação de cidadãos para a vida e para o mundo. E, através da qualidade em ensino superior, o UNIARAXÁ proporcionou-me o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que abriram caminhos que marcaram minha vida pessoal e profissional. Na minha humilde opinião, ser diplomado em cursos da UNIARAXÁ é a certeza de um futuro profissional de realizações e de continuar aprendendo sempre.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *