Logo Jornal Interação

A Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social e o Conselho Municipal de Assistência Social promoveram, na última terça-feira (4), a 10ª edição da Conferência de Assistência Social, no salão do Recanto do Idoso São Vicente de Paulo. O evento abordou o tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (Suas) de vez, rumo a 2026” para avaliar a política da assistência social e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento, implementação e consolidação do sistema. O Suas é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços sócio assistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal. O prefeito Aracely de Paula compareceu ao evento e, em seu pronunciamento ao público, destacou a importância da união para o enfretamento e fortalecimento de ações para o desenvolvimento social.

O secretário de Ação e Promoção Social, Édson Justino Barbosa, abordou, durante discurso, a importância das presenças de representantes de entidades ligadas ao setor de Assistência Social e demais profissionais que, de alguma forma, contribuem para a execução de um trabalho de qualidade. Representando o Ministério Público, a promotora Mara Lúcia Silva Dourado agradeceu a oportunidade de participar de uma conferência que ela considera a mais importante. “Araxá está no ano das conferências. Não há como se falar da defesa da infância e da juventude, da defesa do idoso, sem passar pela assistência social. Todas essas áreas, inclusive a de saúde, precisam caminhar juntas com a assistência social”, declarou a promotora. O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Paulo Marques Borges, destacou que a conferência é um espaço que privilegia a participação da sociedade civil e governo. “Vivemos em uma sociedade de estado democrático onde podemos fazer as nossas escolhas. Estamos em um momento que vamos debater e promover um encontro de ideias e ideais para que, juntos, chegamos sempre a um consenso que beneficie toda a comunidade”, enfatiza o presidente. No decorrer do evento, o tema central da conferência foi abordado em palestras proferidas pela advogada especialista em Gestão do Suas, Eide Suzana de Faria, e pela psicóloga Gisele Vinha. As duas palestrantes são da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). A conferência teve também abertura de espaço para formação de grupos e elaboração dos trabalhos, apresentação dos respectivos conteúdos, moções e deliberações pela plenária. Por fim, a conferência elegeu os delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Assistência Social.

Foto Sistema ùnico de Assistência Social (1) Foto Sistema ùnico de Assistência Social (2) Foto Sistema ùnico de Assistência Social (3) Foto Sistema ùnico de Assistência Social (4) Foto Sistema ùnico de Assistência Social (5) Foto Sistema ùnico de Assistência Social (6) Foto Sistema ùnico de Assistência Social (7) Foto Sistema ùnico de Assistência Social (8)

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *