Logo Jornal Interação

Armindo Maia

10//07/2015- 19:21

PorEditor1

jul 10, 2015

Sobre Todas as Coisas…

PANORAMA POLÍTICO

Por falar em  política doméstica, já pipocam na rede de boataria alguns nomes que poderiam ser pré-candidatos à prefeito de Araxá ano que vem. Numa conversa com alguns eleitores, políticos e gente ligada ao prefeito de Araxá, escutei que Aracely de Paula, teria sim vontade de ser candidato á reeleição e que também aparecem na cadência das especulações nomes como do ex-prefeito Toninho, de Miguel Júnior, Roberto do Sindicato, Sargento Amilton, Cachoeira e Barbosão. É claro que tudo é oficioso e faz parte de boatos e especulações. Mas no fundo sempre há um pouco de realismo!

NA CASA DO POVO

No início da semana, a Câmara Municipal de Araxá, foi palco de uma audiência pública, onde a Prefeitura de Araxá, ( foto)  que tratou da apresentação do 1° relatório detalhado do quadrimestre anterior e realizou mais uma Pré-Conferência Municipal de Saúde. A Reunião foi presidida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Vereador Fabiano Santos Cunha. Também participaram a vice-Prefeita e Secretária de Saúde, Sra. Lídia Jordão; o Secretário de Serviços Urbanos, Sr. Marco Antônio Rios; os Vereadores Alexandre Irmãos Paula-PR, Eustáquio Pereira-PTdoB, Fárley Cabeleireiro-PT, José Domingos-PDT, Marcílio da Prefeitura-PT, Mateus Vaz-DEM, Professor Cachoeira-PDT, Romário do Picolé-PTdoB, Sargento Amilton-PTdoB; e representantes da área da Saúde e comunidade em geral.

PLACAS DE RUA 

No final da semana que passou o vereador do PTdoB de Araxá, Sargento Amilton( foto), fez a entrega de mais duas placas com nomes de ruas em nossa cidade em justa homenagens às famílias dos saudosos araxaenses; Juvenil Gonçalves Borges e  Geraldo Lima. A homenagem aconteceu Ana sede da Câmara de Vereadores.

LAVA JATO

Responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, o juiz federal Sergio Moro( foto) afirmou no final a semana passada sexta-feira (3), em São Paulo, que as prisões realizadas durante a operação foram decretadas como “exceção” e “fundamentadas”. O magistrado também ressaltou que não existe uma divulgação seletiva dos dados e informações do processo. Moro foi um dos palestrantes de um congresso sobre jornalismo investigativo na capital paulista. Em sua fala, ele se defendeu das críticas às prisões. As prisões de executivos e ex-servidores da Petrobras têm sido criticadas por advogados. Eles alegam que a medida é desnecessária, porque seus clientes não demonstraram intenção de deixar o país ou atrapalhar as investigações. “Muito se discute a presunção de inocência. O aspecto principal é que só se condena criminalmente alguém quando tem certeza da responsabilidade criminal. Outra questão diz respeito à prisão no decorrer do processo. Essas prisões são decretadas como exceção, sempre fundamentadas no que diz a legislação brasileira”, afirmou o juiz.

AÉCIO É REELEITO PRESIDENTE DO PSDB 

O PSDB realizou no domingo que passou (5), a sua convenção em Brasília. O senador Aécio Neves (foto) foi reconduzido ao cargo de presidente do partido por mais dois anos. Militantes de todo o país se reuniram na convenção nacional do partido. O PSDB é o maior partido de oposição ao Governo Federal: tem a terceira maior bancada no Senado e na Câmara dos Deputados. Cinco governadores, quase 800 prefeitos, mais de 5 mil vereadores. Discursaram líderes de outros partidos, entre eles, o deputado federal Roberto Freire, do PPS, e o senador José Agripino, do DEM. E as principais lideranças tucanas, como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o senador José Serra e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que fez duras críticas aos governos da presidente Dilma e do ex-presidente Lula. Durante o encontro, foram escolhidos os novos dirigentes do PSDB e o senador Aécio Neves foi reeleito presidente nacional do partido por mais dois anos. No discurso, Aécio Neves criticou o governo do PT. O Palácio do Planalto não quis comentar as declarações do senador Aécio Neves.

ACORDO ENTRE OURO MINAS E FUNCIONÁRIOS

Cerca de 200 funcionários do Grande Hotel de Araxá ganharam uma ação trabalhista coletiva de R$ 2 milhões contra o Ouro Minas Palace Hotel. A demanda aconteceu depois que o Ouro Minas comandou, em regime de comodato, o Grande Hotel de Araxá durante cinco anos. “A ação foi encerrada com um acordo entre as partes. O Ouro Minas efetuou o pagamento do acordo e o processo foi devidamente quitado e finalizado”, disse o hotel, que preferiu não falar em cifras.

NOVA UTI DA SANTA CASA

Em breve os pacientes  da UTI da Santa Casa de Araxá, deverão ser levados  para a nova Unidade de Tratamento Intensivo para  Adultos  do hospital. O anuncio foi feito pela administradora da Santa Casa, Diane Dutra. A nova UTI da Santa Casa de Misericórdia, da nossa cidade e vai funcionar no terceiro andar do prédio, que abriga outros setores. Os trabalhos de construção da UTI tiveram início em 2010, mas o serviço ficou paralisado e só foi retomado em janeiro de 2014. Até agora, o prédio recebeu um investimento superior a R$ 7 milhões.

DE LUTO

Por meio deste espaço gostaria de enviar as condolências ao engenheiro e Secretário Municipal de Obras e Mobilidade Urbana de Araxá, Sebastião Donizete de Souza, que esta semana perdeu a esposa Margareth Cunha Pinto, com quem tem cinco filhos. Ao amigo Sebastião e toda família, nossos profundos sentimentos.

CALENDÁRIO DO PAGAMENTO DO PIS 2014/2015

Nascidos em Recebem a partir de Data Limite
Julho

15 / 07 / 2014

30/06/2015

Agosto

22 / 07 / 2014

Setembro

31 / 07 / 2014

Outubro

14 / 08 / 2014

Novembro

21 / 08 / 2014

Dezembro

28 / 08 / 2014

Janeiro

16 / 09 / 2014

Fevereiro

23 / 09 / 2014

Março

30 / 09 / 2014

Abril

14 / 10 / 2014

Maio

21 / 10 / 2014

Junho

31 / 10 / 2014

Mais informações ligue: Fone 0800 726 0207

SEGURANÇA NO TRABALHO

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Parcerias, o Sistema Fiemg e o Sebrae-Minas, promoveram esta semana (7), na sede do Sebrae de Araxá, uma importante palestra sobre saúde e segurança no trabalho. O tema foi proferido pelo advogado e engenheiro em segurança Marcelo Gários.

GANSINHO  NO HEXAGONAL

O time de juniores do Araxá Esporte, começa no próximo sábado ( amanhã), a disputa da fase hexagonal do Campeonato Mineiro Sub-20, promovido pela Federação Mineira de Futebol. A estréia do bom time do Gansinho vai acontecer a partir das 15 horas no campo da Cidade do Galo em Vespasiano, contra o forte time do Clube Atlético Mineiro.

CAMPEONATO AMADOR

Foi realizada  no domingo passado a quarta rodada da primeira fase do Campeonato Amador da Primeira Divisão de 2015, com a disputa de 6 partidas pelos campos da periferia da cidade. Confira os resultados; Vila Nova 1 X 0 Internacional, Santa Terezinha 1 X 1 Palmeri, Dínamo 3 X 0 Ipiranga, Gef 3 X 0 Ferrocaril, Grei 4 X 0 Estância e Tigrão 2 X 1 Arachás. A partida entre Operário e Mercado, não foi disputado, porque a  equipe do bairro São Geraldo se negou a jogar porque um dos auxiliares chegou atrasado para trabalhar na contenda.

COMEÇOU O RURALÃO 2015

Começou no domingo passado no distrito rural de Itaipu, o Ruralão 2015, promovido pela Assessoria Municipal de Esporte Amador e Rural. O certame tradicional, começou com o  Torneio Início do Ruralão do Sesquicentenário que contou com os nove clubes participantes que se enfrentaram em dois tempos de 10 minutos. Os jogos foram divididos em duas fases eliminatórias, semifinais e final. A equipe Chácara Dona Adélia foi a grande campeã( foto), vencendo o Juventude Antinha na finalíssima. Os troféus foram entregues pelo assessor Marco Aurélio Silva Melo (Thié Mello), representando a Assessoria de Esportes Amador e Rural, e pela enfermeira Idelma, representando a Secretaria Municipal de Saúde, uma das apoiadoras do evento.

NO GALO

Pelo Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão, o time do Atlético Mineiro, venceu o Internacional em Porto Alegre no domingo passado por 3 a 1. No meio de semana, o Galo pegou o Sport no Mineirão. Já no próximo fim de semana o time carijó vai a Santos para enfrentar o time local no sábado ( amanhã) a partir das 18:30 horas na Vila Belmiro.

NA RAPOSA

Já o time do Cruzeiro, voltou a vencer na competição.  Jogando no sábado passado no estádio do Mineirão, a Raposa, ganhou de 2 a 0 do Atlético Paranaense. Ontem a noite ( quinta-feira), O Cruzeiro, voltou à campo pela competição nacional onde enfrentou o time do Flumiense no estádio do Maracanã. Domingo que vem ( 12), o time azul enfrenta o Goiás as 16 horas em Beagá.

LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO

Entrou em vigor esta semana (6) a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, causa pela qual a OAB lutou bastante nos últimos anos para ser efetivada. Com mais de 100 artigos, a norma promoverá a garantia da equiparação de oportunidades, da autonomia e da acessibilidade para as pessoas com deficiência, que representam 23,9% da população brasileira. O texto final foi aprovado no último mês de junho pelo Congresso Nacional após uma série de debates e participação de entidades representativas da sociedade civil, dentre elas a OAB. A Ordem possui uma Comissão Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de atuação nacional, por entender que as demandas destes cidadãos são de extrema importância. O grupo conta com 11 conselheiros federais e é presidido por Tênio do Prado. No próximo dia 17 de setembro, a cidade de Teresina (PI) receberá o I Fórum Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, no qual serão debatidas ações para garantir o total respeito a esses cidadãos. No dia seguinte será realizado o terceiro encontro dos presidentes de comissões de todo o Brasil que tratam do tema.

RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

A Receita Federal  liberou na última quarta-feira (8), a  consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2015. O lote inclui, ainda, restituições de 20078 a 2014 que tinham ficado na malha fina. Serão contemplados 1.459.161 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,3 bilhões. Segundo o calendário das restituições, o pagamento desse segundo lote será depositado no dia 15 deste mês. O dinheiro das restituições é depositado na agência bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração. O valor é corrigido pela Selic (taxa básica de juros), mas, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização.  Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal (URL encurtada: http://zip.net/bsn4Jn) ou ligar para o Receitafone, no número 146.

CALENDÁRIO OFICIAL DAS RESTITUIÇÕES

O pagamento das restituições de 2015 será feito em sete lotes. O último será pago em dezembro.

  • 1º lote: 15/06/2015
  • 2º lote: 15/07/2015
  • 3º lote: 17/08/2015
  • 4º lote: 15/09/2015
  • 5º lote: 15/10/2015
  • 6º lote: 16/11/2015
  • 7º lote: 15/12/2015

A distribuição vai ser feita dando prioridade para pessoas com mais de 60 anos. Em seguida, a restituição será paga seguindo o critério de ordem de entrega.  Para receber as restituições por este calendário, o contribuinte não pode ter caído na malha fina, ou seja, a declaração deve estar regular. Porém, o fato de não receber a restituição agora não significa necessariamente ter ficado retido na malha fina. Mas existe essa possibilidade. A Receita tem um sistema para verificar se a declaração está com algum problema e oferece oportunidade de corrigi-lo.

OS MELHORES FILMES DO MUNDO

Hoje na sessão, “Os Melhores Filmes do Mundo”, nosso consultor da sétima arte,  o jornalista e crítico de cinema, Chico Géa, indica, o clássico, “ Cabaret”. Um filme do ano de 1972, com direção de Bob Fosse. É um formidável musical passado em Berlin nos anos 30, antes do auge de Adolf Hitler. A trilha sonora é sensacional e no elenco se destacam; Liza Minnelli, Michael York e Joel Grey. Imperdível mesmo!

FOLIA DE REIS NA ANTINHA

E acontece no próximo domingo, dia 12 de julho, lá na comunidade rural de Antinha, a realização da décima quinta edição do Encontro e Folias de Reis. A expectativa dos organizadores é de que pelo menos 32 grupos de Araxá, Perdizes, Pedrinópolis, Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba e até do interior de São Paulo e Goiás, devam participar do evento.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *