Logo Jornal Interação

“Sugestão foi do Vereador Fabiano e segundo o parlamentar, prática proporciona vantagens pedagógicas aos estudantes.” 

Um dos jogos mais conhecidos no mundo, apreciado por crianças e adultos agora, pode fazer parte da grade curricular das escolas municipais de Araxá. Na Reunião Ordinária de terça-feira (23), o Vice-presidente da Câmara, Vereador Fabiano Santos Cunha, apresentou uma indicação com essa sugestão para a Secretaria Municipal de Educação.

Durante seu pronunciamento na Tribuna do Plenário Guilherme Gotelip Neto, o parlamentar apresentou uma matéria de um Programa de TV, mostra a importância e os bons resultados da prática do esporte que exercita no raciocínio, em uma escola da Armênia.

Segundo Fabiano, estudos científicos realizados em diversos países demonstram que a prática de xadrez nas escolas proporciona inúmeras vantagens pedagógicas aos alunos. O vereador citou como exemplo, o aumento da atenção, do autocontrole, da concentração, da memória, da paciência e do pensamento lógico, o que, por conseqüência, aperfeiçoa consideravelmente o desempenho escolar.

Tendo em vista todos os benefícios, Fabiano se reuniu com o Secretário da Educação da cidade de Patrocínio (MG), que já implantou um projeto parecido nas escolas municipais que vem gerando interessantes resultados, como por exemplo, um crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Depois, o parlamentar se reuniu com a Secretária da Educação, Gessy Glória Lemos, onde expôs a proposta, que teve ótima aceitação. A ideia é que a inserção do xadrez na grade curricular da rede pública municipal de Araxá seja de forma permanente e continuada, para que o Município possa propiciar, a médio e longo prazo, uma oportunidade ímpar de desenvolvimento intelectual. A indicação foi aprovada e enviada aos responsáveis.

 

Moções de Reconhecimento:

No começo da reunião, o Vereador Fabiano Santos Cunha, fez a entrega de uma Moção de Congratulações e Reconhecimento, ao atleta Evandro Carlos da Silva, da Academia Associação Araxá de Taekwondo, pela conquista do tricampeonato na categoria Master, no Boston Internacional Taekwondo, nos Estados Unidos, no mês de junho.

Evandro também trouxe para o Brasil a medalha de ouro no Poonse Formas e Técnicas e medalha de bronze na categoria adulto. Com as duas medalhas de ouro, o brasileiro recebeu o Cinturão do Torneio, prêmio dado ao atleta destaque da competição.

A Moção foi apresentada e aprovada no último dia 16 e já entregue ao atleta. Fabiano, na oportunidade, parabenizou Evandro, que além de levar o nome da cidade a todo o mundo, faz um trabalho social de grande reconhecimento na academia. O atleta agradeceu ao vereador e a Câmara Municipal pela homenagem.

E outra Moção foi apresentada por Fabiano durante seu uso da tribuna: para o funcionário da Prefeitura de Araxá, João Batista de Lima, da área de limpeza pública, que completou nesse mês de Junho, 30 anos de serviço público prestado ao poder executivo municipal. Fabiano ressaltou o carinho e respeito que ele tem pela pessoa de João Lima e pelo brilhantismo com que ele atende a população, em todas as demandas levantadas ao setor que ele atua.

 

Resumo da Tribuna:

O primeiro, dos cinco projetos culturais, idealizados e apoiados pelo Vereador Fabiano Santos Cunha, teve sua realização nos dias 11, 12, 13 e 14 de Junho. Foi o 50º Encontro Regional de Congadeiros de Araxá, realizado através do Ministério da Cultura, pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

Cada um dos projetos apoiados pelo parlamentar obteve um montante de R$ 50 mil, totalizando 250 mil reais por meio da Lei Rouanet. Em breve, os demais eventos serão realizados, como por exemplo, uma série de apresentações da Banda Lira Araxaense.

Encerrando sua participação na tribuna, o Vereador Fabiano apresentou o Projeto de Lei de Denominação de Via Pública, para Rua Annalice Maria Borges, a atual Rua H, do Loteamento Jardim Europa IV. O projeto foi encaminhado para as comissões permanentes da Casa para apreciação.

Ascom Vereador Fabiano Santos Cunha

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *