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Terminou na noite do último domingo, 27, a 1ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança (CPT&D) de Araxá, com o espetáculo de Carlos Nunes, “Como sobreviver em festas e recepções com buffet escasso”. Foram, ao todo, 11 apresentações diferentes desde o começo do mês de maio,  dentre as quais produções da cidade e algumas de Belo Horizonte, que estão entre as melhores de todo o Estado.

Segundo o coordenador da campanha em Araxá, Cássio Pinheiro, o resultado de todo o projeto é extremamente positivo. Desde o começo, os ingressos disponibilizados gratuitamente para a população se esgotaram em praticamente uma semana e meia. “Tivemos uma participação ativa de toda a população e de todos os artistas de teatro e dança da cidade. Movimentamos toda a cadeia produtiva na economia de Araxá. Tudo surpreendeu, mas, principalmente a qualidade e a forma como o público abraçou essa campanha”, disse.

Além de promover momentos de lazer a toda a comunidade, a campanha chegou também com o objetivo de proporcionar a profissionalização dos atores e produtores de artes cênicas da cidade. Oficinas de voz, improvisação, corpo e iluminação foram ministradas. Para a realização de tudo, foram repassados para a campanha  R$ 250 mil, pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), por meio da Lei Rouanet.

Ainda de acordo com Cássio Pinheiro, o gasto teve um total de R$ 280 mil. “Investimos também em função de que esse é o carro chefe do Sinparc. Vimos que era importante fazer esse investimento acima do patrocínio que foi feito. Investir para que outros anos possam acontecer com a campanha aqui em Araxá. O público diz que podemos fazer a segunda edição. Então, eu acho que vale a pena insistir e seguir em frente com o projeto”, destacou.

No último dia de espetáculos, houve fila no Grande Hotel do Barreiro. Um público de quase 9.000 espectadores lotou as diversas apresentações adultas e infantis. “Foi tudo tão bom nesse mês de maio. Araxá precisa de muito mais eventos como esse. Acho que todos nós fomos premiados com peças de teatro de tanta qualidade e todos ficaram surpresos também com a qualidade do trabalho dos grupos de Araxá. Que pena que terminou”, afirmou a secretária Maria Luiza de Oliveira.

O assistente administrativo Paulo José Santos Rocha contou que trocou os ingressos para algumas peças e enfrentou a fila de espera. “A gente tem tão pouco disso que vale a pena sair de casa e ir ao teatro. Cultura nunca é demais e hoje eu comemoro a oportunidade de poder ter acompanhado um evento de tamanha qualidade como foi essa campanha. Tomara que em breve mais peças aconteçam e que, em 2013, a gente possa ter a segunda campanha”, ressaltou.

A 1ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança de Araxá foi uma realização do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Araxá (Sinparc), Prefeitura de Araxá, por intermédio do Ministério da Cultura, com a Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e apoio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), Sesi/Senai e Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Araxá (Aparc).

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