Logo Jornal Interação

A décima sétima edição da  campanha nacional  de vacinação contra a gripe começou  na última segunda-feira, 04/05 em todo o país e segue até o dia 22/05. O público alvo da campanha são os adultos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de 6 meses, as menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as gestantes, as puérperas ( mulheres com até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.  A meta é vacinar 80% desse público, em 2014, o estado alcançou 88,76% de cobertura. Em Minas Gerais a intenção da Secretaria de Estado de Saúde, é  de imunizar em torno de  4.853.321 milhões pessoas,  nos cerca de 5500 postos fixos e volantes espalhados pelo Estado.  Este ano, o slogan da campanha publicitária que está sendo  veiculada no estado é: “Não deixe a gripe te pegar”. Dados oficiais do Ministério da Saúde, revelam que  a imunização pode reduzir em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade global. Na população idosa, o risco da evolução de uma gripe para pneumonia cai em cerca de 60% e o risco global de hospitalização e morte pode ser reduzido em 50% e 68%, respectivamente.

Cuidados para evitar o contágio:

De acordo com a Coordenadoria de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde, as infecções virais respiratórias agudas ocorrem com mais frequência  nos meses do inverno e outono. A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. É  possível reduzir os riscos de contágio e disseminação do vírus com atitudes simples como cobrir boca e nariz com um lenço ou com a parte superior das mangas das roupas ao espirrar ou tossir. Outras recomendações são: evitar locais fechados; lavar sempre as mãos com água e sabão; manter a janela do transporte coletivo aberta, mesmo em dias mais frios para facilitar a circulação de ar e descartar corretamente no lixo os lenços de papel. No estado de Minas Gerais, até  o momento, foram registrados no estado dois casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA), causa pelo vírus Influenza (gripe) em 2015 e um óbito, causado por Influenza B. Já em 2014 foram notificados à SES-MG 2.793 casos de Síndrome Respiratória  Aguda Grave, e destes, 161 (5,8%) foram causados por vírus Influenza sazonais. Em relação ao total de óbitos por SRAG (410), foram confirmados para Influenza 35 óbitos (8,5%).

A campanha em Araxá:

No município de Araxá, no início desta semana a  Secretaria Municipal de Saúde, definiu as ações e os detalhes finais para a realização da 17ª Campanha Nacional Contra a Gripe em Araxá, que acontecerá a partir deste  sábado, dia 9 de maio. A reportagem do JORNAL INTERAÇÃO, conversou com a  enfermeira coordenadora de Imunologia da SMS, Marcela Salomão Mesquita, disse  que, “ o principal  o objetivo é reduzir a mortalidade, complicações e internações causadas pela doença. A meta da Secretaria Municipal de Saúde de Araxá,  é vacinar 20,5 mil pessoas correspondentes aos grupos prioritários – gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, população privada de liberdade, trabalhadores de saúde diretamente envolvidos com o cuidado de pacientes, portadores de doenças crônicas entre 5 e 59 anos munidos de receita médica que justifique a necessidade da vacinação, diabetes tipo 1 e 2, obesos, imunossupressão e transplantados.” Ainda segundo Marcela, “a vacina é contraindicada para quem possui reação anafilática a doses anteriores ou qualquer componente e alergia grave a ovo de galinha e derivados.” Segundo a enfermeira, “ o Dia “D” em nossa cidade vai ser realizado amanhã (sábado, dia 9 de maio, entre 8 da manhã e 5 da tarde). Ela finalizou informando os locais de  vacinação contra a gripe em todos os setores de Araxá; “ no Centro de Vacinação, Unisul, Unisa, Uninorte, Unileste, Unioeste e PSFs Ana Antônia, João Ribeiro, Abolição, Santa Luzia, Pão de Açúcar e São Pedro.” A partir de segunda-feira, dia 11 de maio a imunização contra a gripe vai acontecer no Centro de Vacinação e na Unisul, Unileste, Uninorte e Unisa em horário comercial de segunda as sexta-feira. Os pacientes acamados e internos em casas de repouso serão vacinados por uma equipe volante da Secretaria de Saúde, a partir do dia 18 de maio.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *