Logo Jornal Interação

Os números e casos de dengue avançam assustadoramente em todo Brasil nestes primeiros meses de 2015. Dados oficiais do Ministério da Saúde, revelam  que o número de casos cresceu 240% até meados de abril, em relação ao mesmo período do ano passado. E, além desse aumento causar preocupação por já configurar epidemia em alguns Estados, o alerta é maior devido à chegada de uma época do ano ideal para a reprodução do mosquito transmissor. Isso porque, historicamente, abril é apontado como mês preferido pelo Aedes aegypti para se reproduzir. Um quadro que causa maior preocupação porque, no País, o controle da dengue ainda é ineficiente. Não basta agir apenas quando a doença avança: é necessário o controle constante do mosquito, do contrário a dengue continuará crescendo — afirma Expedito José de Albuquerque Luna, pesquisador do Laboratório de Epidemiologia da Universidade de São Paulo.  Hoje  São Paulo é o Estado que  registra a mais grave situação de epidemia: só nos três primeiros meses do ano, foram registrados 258 mil casos de dengue — número sete vezes superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando houve 35 mil notificações da doença, conforme dados do Ministério da Saúde.  O Estado paulista, que também enfrentou uma epidemia de dengue há dois anos, hoje concentra 56% dos casos no país.

Os números da dengue em Araxá e Minas Gerais:

Em Minas Gerais, dados oficiais da Secretária de Estado da Saúde, divulgados no início desta semana, revelam que já são mais de 16 mil pessoas infectadas pela doença em todo Estado. Até agora a dengue clássica, causou a morte de  12 pessoas em Minas.  A  Secretaria de Estado de Saúde (SES), informou que os óbitos no Estado correram em Viçosa, na Zona da Mata,  em Santa Rosa da Serra, no Alto Paranaíba,  em Iguatama (1), Faria Lemos (1), Fronteira (1), Ouro Preto (1), Três Corações (1), Três Pontas (1), Uberaba (3), Uberlândia (1), Viçosa (1) e Santa Rosa da Serra (1). Em 2014, Minas Gerais somou 51 óbitos pela dengue. Em Belo Horizonte  nestes primeiros quatro meses de 2015, foram notificados 22.200 casos e  confirmados até agora 862 casos da doença. No município de Uberlândia,  até agora mais de 6 mil casos de Dengue foram notificados e confirmados, 614 casos. Na cidade de Uberaba além das  três mortes confirmadas, mais de mil casos da doença foram notificados pela Regional de Saúde local e confirmados até agora, 225 casos. No município de Araxá, números oficiais da Coordenação de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, apontam até agora 450 casos notificados e 180 casos confirmados de dengue.  A Coordenadora Flávia Rios, disse à reportagem do JORNAL INTERAÇÃO, que “ pela ordem os setores onde há mais notificações e casos confirmados da doença no município de Araxá são; bairros Alvorada, São Geraldo, Centro, Santa Terezinha e Santo Antônio. No bairro São Geraldo, a reportagem do JORNAL INTERAÇÃO, encontrou a família de dona Maria das Dores, uma viúva aposentada de 65 anos, onde na casa dela cinco pessoas contraíram a doença este ano. Ainda muito debilitada, dona Maria, disse que, “ esta já é a segunda vez em menos de três anos essa dengue  faz estragos na minha família. Até a minha netinha de 6 anos apegou dengue no mês passado.”  Já de  acordo com Flávia Rios, dois fatores contribuem  para o aumento alarmante dos casos de dengue em Araxá, “ primeiro a oscilação forte entre o período de chuva e o tempo quente que é bastante favorável para o desenvolvimento da larva do mosquito e em segundo lugar a falta de conscientização e desleixo da população que parece ter esquecido a importância de fazer a parte dela evitando a água parada.”

Prefeitura cria plano de ação para o enfrentamento:

Diante do quadro atual no município de Araxá, a Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o Ministério Público, IPDSA, equipes de vigilância em saúde e imprensa, iniciou a execução de um plano de ação para o enfrentamento à dengue e em todo o município de Araxá. Esta semana, ao lado do prefeito Aracely de Paula e assessores, a Secretária Municipal de Saúde e vice prefeita, Lídia Jordão, apresentou na Câmara Municipal as ações de combate ao mosquito aedes aegypti na cidade e zona rural. Segundo a Secretária, “ a dengue hoje é o principal e mais importante assunto a ser discutido e enfrentado por todos os setores de saúde do Brasil inteiro. É motivo de preocupação sim, pois os casos da doença cresceram em todo País. Entre as ações prementes começamos no último dia 13 de abril a primeira atividade  com o serviço do carro de fumacê pelas ruas da cidade. O veículo segue uma programação pré estabelecida percorrendo todos os setores de Araxá.  Cada aplicação dura em média 40 minutos e são feitas em dois turnos, em horários estratégicos. A orientação é que os moradores deixem as janelas abertas durante a aplicação do fumacê.” Outras atividades que também fazem parte do plano de ação estão acontecendo palestras dos agentes de saúde conscientizando a população, aplicação de UBV ( inseticida aplicado nos setores  onde há o foco do mosquito por bombas costais e a aplicação do larvicida, que é realizado de dois em dois meses em todas as casas da cidade. Finalizando, a Secretária Municipal de Saúde Lídia Jordão,  disse que “ este é um momento delicado em que todos nos temos que fazer a nossa parte. Agora é hora de todo mundo agir contra a dengue”.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *