Logo Jornal Interação

O campeonato é promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez e contou com a participação de mais de 150 competidores.

Entre os dias 11 e 13, aconteceu no Centro Marista na cidade carioca de Mendes o FENAC 2012 (Festival Nacional da Criança), evento que corresponde ao Campeonato Brasileiro por Categorias Sub-08, 10, 12, 14 Absoluto e Feminino promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez.

O evento teve a participação de mais de 150 enxadristas de todas as regiões do país e o enxadrista da Academia Araxaense de Xadrez Vítor Amorim Frois de apenas 9 anos de idade representou Minas Gerais na categoria Sub-10 Absoluto, juntamente com o atual Campeão Mineiro sub-10 Enzo Emanuel Victor Fontes de Juiz de Fora. Na sua categoria, a competição teve representantes dos estados de SP, RJ, BA, DF, PR, SC, RN e MG. Esta foi a segunda participação de Vitor no FENAC. No ano passado, Vítor terminou o Brasileiro na sub-10 em 8º lugar.

A 1ª rodada iniciou as 14h30 horas do dia 11, logo após o Congresso Técnico e enxadrista de Araxá teve como seu 1º adversário o campeão catarinense sub-10 João Vitor  Dalanhol e já venceu. Às 18h30 iniciou a 2ª rodada e Vitor confrontou o campeão mineiro Enzo Emanuel Victor Fontes e conquistou seu segundo ponto. Em 2012, Vítor havia perdido para Enzo no Mineiro e desta vez superou a ferinha de Juiz de Fora neste brasileiro.

No dia seguinte, às 9 horas iniciou a 3ª rodada. Até o momento Vítor era um dos líderes. Vitor sentou-se na mesa para jogar sua 3ª partida para manter na liderança contra o enxadrista Eric Juliani Kihara do Paraná. Nesta partida a ferinha araxaense conquistou sua 3ª vitoria e tornou-se líder da categoria juntamente com o enxadrista paulista Alberto Tonhati Bonvini.

Na 4º partida, que teve inicio as 13h30, Vitor enfrentou o enxadrista Alberto Tonhati Bonvini. Nesta partida, Vítor não jogou bem, estava um pouco desconcentrado e acabou perdendo. Às 17h30, começou a 5º rodada e Vítor jogou contra o enxadrista paulista Arthur  Hamra e, mesmo jogando bem, perdeu. No domingo, 13, às 9h teve inicio da 6ª rodada e Vítor jogou sua última partida contra o enxadrista carioca Carlos Eduardo Oliveira de Freitas e conquistou seu 4º ponto. Com os 4 pontos conquistados em 6 disputados o enxadrista Vítor que teve o apoio da CBMM terminou o FENAC em 4º lugar, tendo a mesma pontuação do 3º colocado, só que não conquistou esta posição pelos critérios de desempate. Mais uma conquista histórica para terra da “Beja”.

Vitor continuará seus treinos e estudos na Academia Araxaense de Xadrez com o Professor Adriano Pena Ribeiro Lemos para representar Araxá em diversos torneios na região e o Panamericano no Peru em Julho.

No dia 19 deste mês, Vitor estará juntamente com os enxadristas da Academia Araxaense de Xadrez disputando a 1ª Etapa do Circuito Triangulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas de Xadrez Rápido 2012 na cidade de São Gotardo.

 

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *