Logo Jornal Interação

O retorno à Araxá, este ano do evento cultural e artístico, “Sempre Um Papo” do Circuito CBMM de Cultura, que sempre oferta de graça à comunidade local a apresentação de um artista, escritor, autor, cantor, compositor ou integrante da arte da literatura nacionais, marcou esta semana o lançamento oficial na cidade,  da quarta edição do Fliaraxá – Festival Literário de Araxá.  A reportagem do JORNAL INTERAÇÃO,  acompanhou o evento que aconteceu na sede da Biblioteca Municipal Viriato Correia e conversou com Afonso Borges, que é criador do “ Sempre Um Papo” e curador do Fliaraxá ( Festival Literário de Araxá.  De acordo com Afonso, “ a abertura da programação 2015 do “ Sempre Um Papo” ,  com a presença do escritor, compositor e vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz,  em Araxá, na última terça-feira, no Teatro Municipal, é o pontapé inicial para o evento cultural e literário  mais aguardo da cidade e região, que será a quarta edição do  Fliaraxá – Festival Literário de Araxá, com data marcada para acontecer entre os dias 26 e 30 de agosto”.

Doação de livros para Biblioteca:

Para valorizar e marcar ainda mais o Festival, a organização do Fliaraxá,  fez a   doação de 3.175 livros para o acervo da Biblioteca Pública Municipal de Araxá. De acordo com Afonso Borges, esta ação ocorre em parceria com o projeto Ler Convivendo – Biblioteca Sempre Um Papo 2015. Ainda segundo o idealizador e curador do Fliaraxa e diretor da Associação Cultural Sempre Um Papo, Afonso Borges, “ nosso objetivo é  transformar as bibliotecas em espaços de convivência. O programa atua, há sete edições, com a doação de livros, feita a partir da análise do perfil de cada espaço, priorizando títulos clássicos e que estão em destaque na mídia. A proposta é que a melhoria do acervo gere uma interação na comunidade, a partir de suas lideranças sociais e educacionais. O projeto prevê também a realização de eventos literários, em que cada biblioteca recebe atividades culturais relacionadas à literatura, sendo contadores de histórias e a visita de um escritor”. Em Araxá, a atividade mais recente do projeto ocorreu em 2014, quando o escritor e autor Içami Tiba, visitou a Biblioteca Publica Municipal de Araxá e conversou com professores e bibliotecários. Afonso, relembra que em

Em 2015, o projeto Ler Convivendo – Biblioteca Sempre Um Papo já esteve presente no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte, Instituto Terra, localizado em Aimorés, Minas Gerais, e na Biblioteca Lydia Frayze, localizada em Nova Ourinhos, São Paulo. Para cada instituição foram doados 1000 livros. Ao fazer um balanço do Festival, ele informar que, “ O Fliaraxá, é considerado um dos principais festivais literários do País. Este ano o Fliaraxá,  será realizado mais uma vez no pátio da  Fundação Calmon Barreto. Com o tema “Leitura para Um Mundo Melhor”, a edição de 2014 promoveu o encontro do público araxaense com renomados autores da literatura nacional e internacional. O sucesso se traduziu em números com a presença de 12 mil pessoas e 40 mil livros comercializados. Finalizando, Afonso Borges, disse que a programação da quarta edição do Festival,  está sendo fechada e em breve deverá ser divulgada. “ Uma coisa podemos garantir; este será um grande festival e vamos ter a presença de grandes nomes da arte literária do Brasil aqui em Araxá em cinco dias do Fliaraxá 2015.”

A diretora da Biblioteca Municipal Viriato Correia, a educadora Maria José Chadú Assunção,  disse que os 3.175 livros doados, serão distribuídos entre as cinco unidades bibliotecárias municipais de Araxá. “ Livro sempre é bem vindo. Ainda mais quando são grandes obras da literatura brasileira. Para nós é muito importante, pois podemos revitalizar e ampliar nosso acervo e ofertar mais opções para nossa comunidade.” Maria José, também revelou que deverá criar na Biblioteca, um espaço destinado as obras e acervo doados pelo Fliaraxá.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *