Logo Jornal Interação

Armindo Maia

armindo
Armindo Maia

SOBRE TODAS AS COISAS…

 

PANORAMA POLÍTICO

Esta semana muitos pré-candidatos à vereador, prefeito e vice nas eleições municipais vindouras em Araxá já se mobilizavam em todos os sentidos para planejar, produzir e melhor divulgar o material de propaganda eleitoral. Mesmo com muitas restrições por parte da Justiça Eleitoral para evitar gastos e tentar equilibrar a contenda, tem muita gente já gastando o que tem e o que não tem para ficar bem na fita e tentar garantir uma boquinha seja na Câmara Municipal ou lá na Prefeitura.

NA PREFEITURA

E por falar em Prefeitura Municipal ainda é muito grande o mistério em torno dos nomes que integram o executivo local e que poderiam estar no páreo para concorrer à um cargo eletivo em outubro. No entanto entre boatos e especulações, tudo deverá ser esclarecido a partir do próximo dia 20 de julho, data em que estarão abertas oficialmente as realizações das convenções para escolha dos candidatos e também das possíveis coligações partidárias.

NA CÂMARA MUNICIPAL

No entanto na Câmara Municipal de Araxá, o clima é um pouco mais diferente, mas não foge muito à regra de campanha eleitoral. Uma coisa é certa! Todos os 15 parlamentares municipais do Legislativo araxaense vão concorrer  à reeleição em outubro. Seja como vereador, vice ou prefeito. No entanto somente após o dia 20 é que tudo será oficializado.

 

FURDUNÇO ELEITORAL

Porém se tratando ainda do Legislativo Araxaense, este ano existe uma peculiaridade. Os cinco vereadores afastados pela Justiça poderão sem nenhum problema colocar seus nomes à apreciação do eleitor. Ou seja eles também podem ser candidatos a qualquer um dos três postos. Este colunista apurou esta semana que pelo menos três dos cinco parlamentares afastados da Casa do Povo garantiram que são pré-candidatos à vereador. Somente a cassação do mandato deles ou o afastamento pela Justiça em última instância impediriam os mesmos de disputarem o pleito este ano.

PROPAGANDA ELEITORAL

A Justiça Eleitoral definiu que a propaganda eleitoral oficial para as eleições municipais deste ano ( 2016) terá início no dia 16 de agosto com muitas restrições. Já a propaganda eleitoral gratuita em rádio e na televisão vai começar no dia 26 e agosto também com muitas restrições visando deixar o pleito mais equilibrado, evitando que os candidatos com maior poder aquisitivo ou que estão com a máquina e o poder nas mãos possam tirar vantagens sobre os outros. Será….

Foto - Esse é forte demaisESSE É FORTE DEMAIS!

O tempo passa, o tempo voa e Eduardo Cunha ( foto) continua numa boa. Ele “está” para ser cassado…  Na semana que passou fez um teatro danado até tentou chorar mas,  não caiu uma lágrima, ao renunciar estrategicamente o cargo de presidente da Câmara , o qual estava sendo investigado, só para ganhar e tentar manter a custa de cambalachos e outras coisinha mais, manter pelo menos o seu cargo de deputado federal. Enquanto isso o tempo passa e voa e ele  continua com toda a mordomia oficial, mandando na Câmara dos Deputados a todo vapor e sustentando que é inocente, mesmo depois de ter virado réu pela segunda vez no STF. Até o Lula foi preso no aeroporto por algumas horas e o Cunha continua acima do bem e do mal e da lei também.  Por que?

Foto Rodrigo MaiaRODRIGO MAIA

Eleito na noite da última quarta-feira, dia 13 de julho de 2016, o novo presidente da Câmara Federal. O carioca Rodrigo Maia ( foto)do Democratas venceu em segundo turno o deputado Rogério Rosso do PSD do Distrito Federal por 285 votos a 170. Ele que é filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia, ficará no cargo até março do ano que vem.

Foto Vem ai a Festa dos MotoristasVEM AÍ A FESTA DOS MOTORISTAS 2016

Tudo pronto para mais um edição da Festa dos Motoristas de Araxá. O evento que será realizado entre os dias 21 e 24 de julho na sede da ADESC,  promete movimentar a cidade. De acordo com a direção da Associação de Apoio aos  Devotos de São Cristovão, o evento que é gratuito terá muitas atrações artísticas, culturais, religiosas, e de entretenimento para os motoristas, seus familiares e convidados. A sede da Associação ( foto) fica na Alameda da Liberdade, 25, no bairro Dona Beija.

A DRAGA DOS TIMES MINEIROS

A cada rodada os 3 times mineiros que disputam o  Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão continuam em queda livre. Na rodada passada o Galo perde de 2 a o para o Flamengo, o América Mineiro perdeu de 3 a 0 para o São Paulo e o Cruzeiro tomou o mesmo placar jogando no Mineirão contra o Atlético Paranaense.  Neste fim de semana o América recebe o Santa Cruz no domingo, o Cruzeiro pega o Fluminense domingo no Rio de Janeiro e o Galo recebe o Coritiba na segunda-feira no Independência.

 

CORRIDA NOTURNA DOS PAIS

No próximo dia 20 de agosto de 2016, Araxá vai sediar a corrida noturna ‘1º Night Run dos Pais’. O evento terá a realização da ACORA – Associação dos Corredores de Rua de Araxá e terá duas categorias: 4 e 8 quilômetros no masculino e feminino. A prova será no Parque Termal do Barreiro. E tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e contrapartida da empresa CBMM.

Foto - Livro sobre Glória MariaLIVRO SOBRE GLÓRIA MARIA 

Esta semana em entrevista ao novo programa ‘TV Mulher’ que está sendo apresentando em novo formato por Marília Gabriela na TV por assinatura ( canal Viva), a jornalista Glória Maria disse que está escrevendo um livro sobre suas aventuras e atividades como repórter da Rede Globo.  Ela também contou que a obra está sendo produzida e editada pelo famoso e consagrado   jornalista, escritor, roteirista e diretor brasileiro, autor de dez livros , Marcel Souto Maior de 51 anos ( foto), nascido no Rio de Janeiro e filho de Rose e Ronan Ferreira, que é jornalista da Rede Globo e araxaense, filho de Tia Lúcia e Tio Hélio Ferreira, irmão da escritora Leila Ferreira, do ex-prefeito Paulo Márcio Ferreira e do também e escritor Dirceu Ferreira.

Foto No escurinho do cinemaNO ESCURINHO DO CINEMA 

Esta semana o Juiz de Direito da Comarca de Araxá, Dr. Renato Zupo( foto) estava bastante preocupado, pois descobriu que jovens, adolescentes e até crianças de Araxá, estavam aproveitando as promoções no preço do ingresso no cinema localizado no Shopping da cidade para fazerem sexo dentro das salas de exibição.

ENCONTRO ESPÍRITA

Araxá sediou no final da semana que passou ( domingo) o Encontro Espírita da Amizade Chico Xavier,  que aconteceu na seda da Casa do Pequeno Jardineiro. O evento foi de graça, reuniu em torno de 400 pessoas e segundo informou  o presidente da Aliança Municipal Espírita, Sílvio Genusdel Gonçalves, os participantes tiveram  a oportunidade de falar dos valores da importância da família e da educação.

 OS MELHORES FILMES DO MUNDO

Hoje na série ‘ Os Melhores Filmes do Mundo’, o nosso consultor da sétima arte, o escritor e jornalista Francisco José Géa indica o clássico, ‘ Um Corpo Que Cai’, uma produção do ano de 1958 com a direção de Alfred Hitchcock.  Em São Francisco, James Stewart interpreta um detetive com medo de altura, contratado para seguir a esposa de um amigo (Novak) com tendências suicidas. Após resgatá-la de uma queda na baía, ele se torna obcecado pela bela e atormentada mulher. Um dos mais arrepiantes romances do cinema, apresenta uma fascinante míriade de inusitados ângulos de câmera de algumas das mais renomadas paisagens de São Francisco. No elenco destaque para, James Stewart, Kim Novack e Barbara Bel. Vale a pena conferir mesmo!

Foto - Moacir FrancoMOACIR FRANCO EM ARAXÁ

No mês de setembro vindouro Araxá vai sediar mais um Encontro da Melhor Idade. O tradicional evento que reúne centenas de pessoas de vários Estados terá como palco o Grande Hotel do Barreiro e uma das principais atrações musicais do evento será o show do imortal e eclético cantor, compositor, ator e comediante mineiro de Ituiutaba (MG),  Moacir Franco( foto) .

Foito Fliaraxá 2016FLIARAXÁ 2016

Como já é tradição  todos os anos, a organização do Fliaraxá 2016, se reuniu com a imprensa local e os embaixadores do Festival Literário. O encontro aconteceu em clima de lançamento do Festival na noite da última terça-feira, dia 12 de julho de 2016,  na sede da Fundação Cultural Calmon Barreto. E esse encontro dos “Embaixadores do Festival’, que este ano ganhou novos integrantes, também  serviu como uma abertura prévia da Quinta Edição do Festival  que vai acontecer na sede da FCCB entre os dias 14  e 18 de setembro. Na foto aparecem os embaixadores Lídia Jordão e Olavinho Drummond ( foto)