Logo Jornal Interação

“Espetáculo é realizado há 14 anos e agora ganhou uma roupagem completamente diferente.”

Como acontece há 14 anos, a Semana Santa em Araxá conta com a encenação da Vida de Jesus, coordenada pelo Núcleo Fratelo de Pesquisas Cênicas e o Grupo Fratelo. Mas em 2015, a montagem chega com um ar muito mais brasileiro e popular. A companhia de teatro deu uma nova roupagem à peça, com base na cultura nordestina, na literatura de cordel e no ritmo do baião.

Segundo o diretor, Josceleno Donizete da Silva, a ideia surgiu no ano passado, buscando um tom ainda mais artístico e teatral à apresentação, dando a Paixão de Cristo, a cara dos trabalhos do Fratelo. “Muitas pessoas falavam com a gente, que acompanhavam os nossos outros trabalhos e quando chegava na Paixão de Cristo, não parecia ser o mesmo grupo que eles assistiam. Diante disse, começamos a buscar maneiras de deixar a peça mais com o nosso estilo de trabalho”, explica.

Cenários, figurinos, músicas e até o sotaque característico. O pano de fundo continua sendo a história de Cristo, mas, deixando ele ainda mais humano e próximo do público. “Não mudamos a história que sempre contamos, mas, deixamos esse Jesus Cristo um homem como qualquer um de nós, mais simples. Ele prega, faz milagres, é preso, condenado e ressuscita, como conta a bíblia”, explica o diretor.

A montagem conta com os atores e alunos da companhia e ao todo, cerca de 40 pessoas trabalham na peça e produção. O grupo, como no ano passado, teve projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, mas não conseguiu realizar a captação. Mesmo assim, em respeito ao público e ao fato de a Paixão de Cristo estar no calendário oficial de eventos da cidade, houve a decisão em produzir o espetáculo.

“Temos apoio da Prefeitura de Araxá, através do Teatro Municipal e Secretaria de Turismo e Eventos, que cedeu o espaço do teatro para as apresentações. Contamos com o apoio também da Fundação Cultural Acia e Cooperativa de Cultura e Arte na formação dos atores e da Câmara Municipal de Araxá na divulgação do evento desse ano. O restante é feito pelo grupo mesmo, com nosso caixa, reciclando as roupas de anos anteriores, cenários e fazendo as melhorias necessárias”, destaca Josceleno.

As apresentações da peça “Paixão de Cristo – Um cordel do Sertão”, na Semana Santa 2015, acontecem de 30 de Março a 03 de Abril. Do Nascimento do Messias, a vida, os seus milagres e via sacra: tudo apresentado de uma forma popular, bem ao estilo do sertão brasileiro. Nos dias 30 e 31 de Março e, 1º e 2 de Abril, as apresentações começam às 20h.

No dia 03 de Abril, Sexta Feira da Paixão, o espetáculo tem início às 16h. Todas as apresentações acontecem no Teatro Municipal de Araxá, na Praça Antônio Carlos, Centro da cidade. A entrada é franca e a equipe do teatro vai coordenar a distribuição dos ingressos a partir da segunda-feira, no dia 30. Mais informações no www.facebook.com/grupofratelo.

Ascom Núcleo Fratelo de Pesquisas Cênicas

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *