Logo Jornal Interação

No final da semana que passou uma comissão de saúde do  município de Araxá, liderada pelo prefeito Aracely e de Paula e pela vice Lídia Jordão que acumula a pasta da saúde, esteve na vizinha cidade de Patos de Minas, visitando o Hospital São Lucas. Uma unidade hospitalar de referência na região que atende mais de 90 por cento de sua demanda em  diversas especialidades clinicas, sob a chancela do SUS – Sistema Único de Saúde. Assim que retornou à Araxá, a reportagem do JORNAL INTERAÇÃO, falou com exclusividade com o prefeito de Araxá, Aracely de Paula, a respeito do assunto. Ele revelou em primeira mão que, “ se tratam de ações imediatas no setor da saúde pública, visando recuperar o sistema municipal de saúde de Araxá, que a muito tempo estava com sério problemas, causando transtornos e mal atendimento à população local”. Aracely, também informou que ficou impressionado com a qualidade dos  modernos Centro de Oncologia e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal com 20 leitos. “ Certamente são serviços essenciais e modelos para o perfil de estrutura que eu e a Secretária Lídia estamos buscando para implantar o mais breve  possível aqui em Araxá”. Na visita ao hospital de Patos de Minas, Aracely e Lídia foram acompanhados pela procuradora-geral do Município, Cidinha Rios, pela diretoria da Santa Casa, Kleber Pereira Valeriano (provedor), Dra. Ana Maria Cabral Moura (diretora clínica) e Diane Dutra Cardoso (diretora administrativa) e pela pediatra Dra. Maria Inês Ribeiro de Castro Araújo. Durante a visita a comitiva  arasxaense foi recebida pelo médico e diretor-geral Dr. Sérgio Piau Vieira e pela diretora administradora Geni Braz Resende, onde conheceram todas as dependências e atendimentos ofertados pelo Hospital São Lucas.

Centro de Oncologia e UTI Neonatal:

Em seu programa semanal de rádio, Aracely e Lídia destacaram a visita ao Hospital São Lucas. “São duas unidades de saúde que falam muito diretamente das necessidades de Araxá, estivemos no Centro de Oncologia, altamente sofisticado, atualizado e com profissionais altamente competentes, onde tratamos ao lado também de dirigentes de setores hospitalares de Araxá, da possibilidade de trazermos imediatamente para a nossa cidade um Centro de Oncologia, tanto na radioterapia e na quimioterapia. Trabalhamos também trazer para Araxá uma unidade da UTI Neonatal com 20 leitos que nos foram propostos”, anunciou o prefeito. “Então, a população de Araxá que, ao longo do tempo, eu sei que carece desses equipamentos, que padece de muitas vezes de viagens longas e contínuas. Nós estamos trabalhando para solucionarmos definitivamente esse problema e, se Deus quiser, vamos conseguir. É uma expectativa muito boa que temos quanto ao resultado”, ressaltou o prefeito. Lídia Jordão ressaltou que a oportunidade foi extremamente importante. “Vimos bem de perto duas realidades que, para nós, eram distantes, tanto a UTI Neonatal, que imaginássemos que fosse uma coisa muito difícil, mas pudemos ficar até emocionados quando entramos e vimos a possibilidade dela ser tão próxima da nossa realidade. Um espaço que temos disponível e pode ser aproveitado e uma possibilidade de ter recursos humanos que necessitamos para essa situação”, relatou.

“De outro lado, tivemos a oportunidade de conhecer um Centro Oncológico muito simples, mas muito moderno, onde os pacientes são atendidos de forma humanizada. É um centro que você entra e imagina que está numa simples clínica onde você vai ser consultado e, de repente, você tem ali quimioterapia, radioterapia. Então, foi um passo importante para nós, foi até emocionante graças a essa iniciativa do prefeito de nos acompanhar e buscar o que é melhor para a nossa Araxá”, concluiu. Ficou acertada uma visita em breve de Dr. Sérgio Piau a Araxá para conhecer a estrutura local e dar continuidade às negociações da implantação do Centro Oncológico e da UTI Neonatal.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *