Logo Jornal Interação

O palco escolhido para a entrega das comendas “Medalha Leonilda Montandon”, chancelada  pela Câmara Municipal de Araxá e o “Prêmio Dona Carlota de Melo”, ofertado pela Acia – Associação Comercial e Industrial de Araxá, este ano, foi o Teatro Municipal. A nona edição do evento, realizada na noite da última segunda-feira, 9, homenageou 15 mulheres da comunidade araxaense  que se destacam na cidade por ações e atividades sociais, voluntárias e solidárias, com a “Medalha Leonilda Montandon”, eterna e saudosa educadora de Araxá.  Como destaque na categoria “mulher empreendedora”, quem recebeu o “Prêmio Dona Carlota de Melo”, foi  a empresária araxaense Marinez Torres Gotelip Borja de Oliveira.

Na noite de festa da mulher araxaense, o Teatro Municipal de Araxá recebeu um grande público. Além das homenageadas com familiares e amigos, também prestigiaram o evento os vereadores de Araxá, o prefeito Aracely de Paula e a vice Lídia Jordão, secretários, assessores municipais, o presidente da Acia, Márcio Farid, o presidente da Câmara Municipal de Araxá, Miguel Júnior, a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora da Acia, Ana Luiza Borges, o deputado estadual Bosco entre outros.  Para o presidente da Câmara Municipal, o vereador do PMDB, Miguel Júnior, “é uma justa e merecida homenagem às mulheres que são exemplo de força e coragem dentro da sociedade de Araxá”. A educadora  Adriene Costa de Oliveira Coimbra, homenageada com a “Medalha Leonilda Montandon”, disse estar bastante orgulhosa pela lembrança e revelou que “é muito importante essa  valorização que a mulher atual tem dentro da sociedade como profissional e agente de transformação para o bem.”   A empresária Marinez Gotelip de Oliveira recebeu o “Prêmio Dona Carlota de Melo”, tomada pela emoção. Ela agradeceu a homenagem e disse, “é muito bom ver que a cada dia o papel da mulher ganha destaque, pois a mulher é capaz de mudar e assumir de forma competente e dinâmica ações, gestões em todos os setores do mercado.”

A origem das comendas:

A comenda “Medalha Leonilda Montandon”, que também fez uma reverência às homenageadas, pelo “Dia Internacional da Mulher”, foi criada  em 1998, pela então vereadora Rosa Vilaça,  do Partido dos Trabalhadores, mediante a resolução n° 265/98. Este foi o 17º ano em que a honraria foi concedida pela Câmara de vereadores de Araxá. Leonilda Montandon Scarpellini nasceu em 15 de julho de 1904, foi uma importante professora em Araxá.   Já o “Prêmio Dona Carlota de Melo” que é conferido àquela  mulher empreendedora destaque do ano anterior, completou 9 anos de realização e é uma promoção da Câmara da Mulher Empreendedora da ACIA. Lembrando que a saudosa Dona Carlota de Melo foi uma mulher araxaense, bastante dinâmica e empreendedora  para sua época.

As homenageadas:

MEDALHA  LEONILDA  MONTANDON

ADRIENE  COSTA DE OLIVEIRA  COIMBRA

AGAR DE FREITAS SANTOS

ANA DARC OLIVEIRA DA  SILVA

ANA MARIA GALDINO DA SILVA

ANGELA MARIA CIPRIANO

EDNA MARTINS SILVA

GLÓRIA CRISTINA DE CASTRO FERREIRA

LETÍCIA  MARIA DE MEDEIROS  LEITE

LUZIA  MARIA DE OLIVEIRA  COSTA

MARIA DAS GRAÇAS  VITALINO FELISBERTO

MARIA JOSÉ  RODRIGUES  BRUNO

RAQUEL CRISTINA DOS SANTOS BORGES

ROSÂNGELA MARIA  DE REZENDE

TUNILIA  MARQUES  BORGES

WANILZA  APARECIDA VIEIRA

PRÊMIO  DONA  CARLOTA DE MELO

MARINEZ TORRES GOTELIP BORJA DE OLIVEIRA

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *