Logo Jornal Interação

Conheça os riscos que a elevação do ácido úrico no corpo humano pode acarretar e saiba como se cuidar

A gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue e surtos de artrite aguda. Em alguns países, o percentual de pessoas com nível de ácido úrico acima do normal (até 7,0 mg/100ml) chega a quase 20%.

Segundo Carmo de Freitas, médico reumatologista há 40 anos, destes 20%, nem todos desenvolverão a doença, mas o diagnóstico de hiperuricemia é muito importante, pois muitas vezes os indivíduos que têm o nível de ácido úrico elevado têm também grandes chances de serem hipertensos, diabéticos e apresentarem aumento de gordura no sangue, além de cálculos renais.

“A descoberta da hiperuricemia faz com que indiretamente sejam diagnosticados os problemas sérios que já existiam”, ressaltou Carmo, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

 

A crise

Pacientes com essa doença podem permanecer de 20 a 30 anos com ácido úrico elevado antes da primeira crise de artrite, que é bastante típica: o indivíduo vai dormir bem e acorda, de madrugada, com uma dor insuportável, que, em mais de 50% das vezes, compromete o dedo grande do pé. “Há situações de dor tão forte que os pacientes não toleram lençol sobre a região afetada. Pode haver febre baixa e calafrios”, explicou Carmo.

 

De acordo com ele, não havendo tratamento, os espaços entre as crises diminuem e sua intensidade aumenta. Os surtos ficam mais prolongados e, mais tarde, com tendência a envolver mais de uma articulação, as quais podem ficar gravemente deformadas.

Para a gota não há cura, porém o tratamento é garantido. “Alguns pacientes conseguem controlar o ácido úrico somente com dieta. Já a grande maioria tem que associá-la ao uso de algum medicamento”, afirmou Carmo.

 Confira as dicas do reumatologista para prevenir o aumento de ácido úrico no corpo:

  • Limite o seu consumo de carne, feijão, grão-de-bico e frutos do mar com casca (camarões, lagostas, mariscos). Procure fazer uma dieta rica em frutas e lacticínios.
  • Limite o seu consumo de álcool. Reduza a ingestão de refrigerantes e bebidas adoçadas. Beba bastante líquido;
  • Controle o seu peso.  Pratique exercícios físicos.

 

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *