Destaque »

Prefeitura de Araxá lança nova logomarca

22 de janeiro de 2021 – 17:16 |

A Prefeitura Municipal de Araxá definiu sua nova logomarca com a proposta de design moderno aliada com os valores históricos da cidade presentes no Brasão Oficial – os Peixes representando as águas, a Árvore dos …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Destaque

Melhores ciclistas do mundo invadem Araxá

 “Município mineiro será a capital mundial do MTB de 6 a 8 de Março, na abertura da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike.”

Um público de mais de 20 mil pessoas e alguns dos melhores ciclistas do mundo são esperados para a abertura da Copa Internacional Levorin de MTB, de 6 a 8 de Março, em Araxá. O local das provas, incluindo Copa LM Bike de Amadores e CIMTB Night Run XC, será a principal atração da cidade: o Tauá Grande Hotel, no Barreiro, inaugurado em 1944 pelo presidente Getúlio Vargas e o então governador de Minas Gerais, Benedito Valadares. Ao todo, 1.200 ciclistas e 400 corredores de montanha são esperados pela organização da prova.

Após ganhar fama internacional por abrigar a maior e mais bela estância hidromineral do continente, o município será contemplado por ciclistas de vários países como, Argentina, Chile, Equador, México, Suíça, Eslováquia, Hungria, Israel e Venezuela. Pela primeira vez na história, a América receberá uma etapa com classificação SHC, atribuída pela União Ciclística Internacional (UCI), nível logo abaixo das etapas da Copa do Mundo.

“Já se inscreveram atletas de dez países e o objetivo é confirmar no mínimo 15, conforme exige a UCI para provas dessa classe. A delegação argentina, por exemplo, vai bater recorde de inscritos, com oito ciclistas na competição. Assim, devemos ter de 30 a 40 ciclistas internacionais presentes em Araxá, o que torna a etapa ainda mais importante para o calendário nacional e mundial”, avalia Rogerio Bernardes, organizador da CIMTB Levorin.

Ao subir de categoria, a prova eleva de 120 para 160 os pontos concedidos aos campeões da elite. Assim, além de disputar importantes pontos nos rankings mundial e olímpico, os ciclistas das mais diversas localidades do mundo poderão conhecer o Barreiro, local que recebe o nome devido à lama formada pelas águas de suas fontes naturais, repletas de sais minerais. Cercado por encostas verdes e belas paisagens, é tido como um centro para captação de energia natural.

O formato da competição, a principal do calendário nacional, será o mesmo de 2014, quando estreou o XCS (Cross Country por Estágios) em Araxá. Três dias de provas para a Super Elite Masculina e Feminina (elite e sub-23). A temporada contará com mais duas etapas, a intermediária em São João Del-Rei, de 15 a 17 de Maio, com o Cross Country Olímpico e Eliminator e, por fim, Congonhas (MG), a cidade dos Profetas, com a tradicional Maratona (XCM), entre 6 e 8 de Novembro.

Termas – Ligada ao Tauá Grande Hotel (Estância do Barreiro, Avenida Águas de Araxá s/n – Setor Sul) por uma galeria suspensa e decorada com afrescos, a entrada principal das termas impressiona e instrui, com uma rotunda em vitrais multicoloridos mostrando a história de Minas Gerais.

Entre as atrações estão a piscina de água radioativa, própria para sessões de relaxamento e terapias de reabilitação motora, e banhos sulfurosos que, associados ao calor, são indicados tanto para o embelezamento, quanto para tratamentos reumáticos. Um centro especializado em estética oferece aos visitantes terapias de cuidados com a pele, aromaterapia, cromoterapia, massagem clássica, fisioterapia e hidroterapia, além de salões de beleza e recreação.