Logo Jornal Interação

“Fase internacional do Cup of Excellence Naturals 2014, o principal concurso de cafés especiais do país, reunirá os melhores cafés naturais do país.”

Os principais especialistas de cafés especiais do mundo estarão reunidos em Araxá, entre os dias 19 a 23 de Janeiro, para Cup of Excellence Naturals 2014, o principal concurso de cafés especiais do Brasil. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil) e da “Alliance for Coffee Excellence” (ACE), reunirá as amostras de café com maior pontuação de acordo com os requisitos de qualidade definidos pela escala Specialty Coffee Association of America – SCAA ou Cup of Excellence.

O júri internacional do Cup of Excellence é composto por profissionais da indústria de café e provadores de vários países e locais do mundo. Cada fase internacional da competição normalmente inclui de 24 a 32 jurados, que representam uma ampla gama de experiências profissionais. Membros do júri vêm dos Estados Unidos, Europa, Japão, Canadá, Austrália, Brasil, Guatemala, Nicarágua, dentre outros. O denominador comum é um enorme conhecimento sobre degustação de cafés e um grande amor e apreciação por cafés finos.

O presidente da Capal e vice-presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, Alberto Adhemar do Valle Júnior, destaca que é uma grande honra para a cooperativa e a Região do Cerrado receberem um dos mais importantes concursos de cafés do Brasil. “A nossa região é diferenciada. O Cerrado Mineiro já é reconhecido internacionalmente por produzir cafés especiais. Agora, queremos tornar Araxá e a nossa microrregião também reconhecida internacionalmente. A nossa meta é transformar nossa cidade e os municípios vizinhos como os melhores produtores de cafés especiais do Cerrado Mineiro.”

De acordo com o presidente, o Cup of Excellence Naturals 2014 servirá de incentivo para que os cafeicultores da região invistam na produção de cafés especiais. “Nós queremos mostrar aos nossos associados e à nossa região, os grandes atrativos que podemos oferecer. Não é só uma bebida de qualidade que o mercado internacional procura. Não basta produzir um café de qualidade especial. O mercado procura por uma produção sustentável, que atende à demanda por uma nova atitude de produção, novas maneiras de pensar e agir, de produzir e de se fazer negócio. E nenhuma outra região possui história, estrutura, beleza e pontos turísticos atrativos para chamar atenção desse mercado”, destaca Junior.

Parceiros:

Além do Uniaraxá e  Federação dos Cafeicultores do Cerrado, a Capal, como anfitriã do evento, conta ainda com o apoio do Sistema Ocemg – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, CCPR – Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais,  Sicoob Crediara – Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região de Araxá Ltda, Bayer, Sebrae Minas e Carmocoffees.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *